• Carregando...
Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD)
Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD)| Foto:

Única cidade paranaense a levar sua eleição para o segundo turno, Ponta Grossa escolhe, neste domingo, sua nova prefeita, numa disputa inédita entre duas mulheres. Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD) disputam a preferência dos quase 240 mil eleitores da cidade, numa das eleições que despontam entre as mais acirradas do país.

Filha do ex-prefeito Jocelito Canto, que governou a cidade entre 1997 e 2000, Mabel Canto foi a candidata mais votada no primeiro turno, com 37,27% dos votos válidos, recebendo 61,7 mil votos, 10 mil votos a mais que a atual vice-prefeita da cidade, Professora Elizabeth, que fez 31,15% dos votos válidos, vencendo uma disputa acirrada pela vaga no segundo turno contra Marcio Pauliki (SD), que recebeu 26,76% dos votos válidos.

No segundo turno, a campanha da vice-prefeita ganhou força e teve a participação direta do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), do partido da candidata, enquanto Mabel Canto recebeu a declaração de apoio de Pauliki.

Pesquisa do Paraná Pesquisas divulgada no último dia 21 apontou empate técnico entre as candidatas, com Mabel Canto com 43,6% das intenções de voto, contra 43,1% de Professora Elizabeth. Além disso, 7,5% dos eleitores declararam que votariam em branco ou nulo e 5,8% ainda estavam indecisos, o que poderá decidir a eleição.

O Paraná Pesquisas ouviu 800 eleitores de Ponta Grossa entre os dias 18 e 20 de novembro de 2020. O levantamento tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação PR-08980/2020.

Em entrevista à Gazeta do Povo, Mabel Canto disse ter formando uma aliança popular, atraindo, inclusive alguns partidos de oposição, para apresentar um plano baseado na geração de empregos e ações sociais para Ponta Grossa. “Nossa campanha não é de esquerda nem de direita, é uma campanha pelo povo. Eu sou do PSC, que é um partido considerado de direita, mas temos uma coligação popular, de apoio popular, porque a gente entende que existem pautas para a população da cidade, pautas sociais e de emprego, principalmente, que são muito importantes. Não temos nenhum viés, eu não tenho nenhum posicionamento ideológico, os refuto. Respeito o posicionamento das pessoas que estão na minha coligação, mas o meu posicionamento é de não ser de esquerda ou direita. As pessoas que estão comigo podem até ter posicionamentos ideológicos diferentes do meu, mas nos unimos pelo bem comum de construir algo melhor para a população de Ponta Grossa”.

Já Professora Elizabeth declarou à Gazeta do Povo que quer continuar os avanços da gestão Marcelo Rangel (PSDB) e corrigir o que sabe que a prefeitura deixou a desejar. “Eu sempre caminhei muito junto com o prefeito Marcelo e, até, por isso, eu sei onde nossa gestão não conseguiu realizar tudo o que planejou. Eu sei onde ficou faltando. E sei o que temos que fazer para recuperar isso. Então, o olhar diferenciado da mulher vai ser fundamental para isso. Mas o avanço na industrialização da nossa cidade, na qualificação da nossa população, o empreendedorismo, os programas de microcrédito, facilitando acesso a fomento. E a criação de parques e praças, com um departamento próprio para isso. Eu quero ver flores, não quero ver mato na cidade. Além de pavimentação, saúde, educação e segurança, as pessoas pedem mais qualidade de vida. E é nesses parques que vamos buscar oferecer isso para a população. Se Ponta Grossa tem 15 bairros, temos que ter parques e praças em cada um destes 15 bairros. Mas o prefeito Marcelo Rangel tem 70% de aprovação, depois de oito anos. Eu tenho que me espelhar nas ações do prefeito”.

Ponta Grossa de 239.611 eleitores, divididos em três zonas eleitorais e 117 locais de votação. No primeiro turno, compareceram 184.464 eleitores (77% do eleitorado). O horário de votação neste domingo é das 7h às 17h, sendo que entre 7h é 10h é preferencial para maiores de 60 anos. O Tribunal Superior Eleitoral afirma já ter corrigido os problemas de atraso na divulgação dos resultados, prometendo que a nova prefeita de Ponta Grossa deverá ser conhecida cerca de uma hora depois do final da votação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]