Presidente Bolsonaro intensificou agendas com ministros pelo país nos últimos meses| Foto: Dênio Simões/MDR
Ouça este conteúdo

As duas regiões mais populosas do Brasil, Sudeste e Nordeste são as apostas dos principais nomes da corrida presidencial deste ano, até o momento. Além da preocupação com a formação de palanques nestas regiões, nomes como do presidente Jair Bolsonaro (PL), do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) estão concentrando suas agendas nos estados destas regiões neste período de pré-campanha.

CARREGANDO :)

Conciliando as atividades de presidente com a pré-campanha à reeleição, Bolsonaro intensificou o ritmo de viagens pelo país nos últimos meses. Há algumas semanas, por exemplo, Bolsonaro esteve no Piauí, onde inaugurou o serviço 5G em uma fazenda, na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, a 583 km de Teresina.

Antes disso, o chefe do Palácio do Planalto já havia passado pelo Rio Grande do Norte para entregar uma estação de trem em Natal e pela Bahia, onde participou do lançamento de uma obra para o Hospital Santo Antônio, em Salvador. Apesar do tom eleitoral dos eventos, onde o presidente costuma posar ao lado de nomes que irão construir palanques para sua candidatura nestes estados, Bolsonaro sinalizou que não está em campanha política.

Publicidade

"Nós conhecemos na pele o que foi feito nesses últimos 14 anos em nosso Brasil. Não queremos isso de volta. Ninguém está aqui fazendo campanha política. Estamos botando na mesa o que aconteceu lá atrás e o que acontece nos três anos do nosso governo", afirmou o presidente, sem citar nomes durante sua passagem pelo Rio Grande do Norte.

No mesmo evento, Bolsonaro também listou iniciativas do seu governo, como Auxílio Brasil e a conclusão da transposição do Rio São Francisco, para defender o legado do governo. Nos encontros, estiveram ao lado do presidente os então ministros Rogério Marinho e João Roma, pré-candidatos ao Senado no Rio Grande do Norte e ao governo da Bahia, respectivamente.

Já no Sudeste, Bolsonaro tem investido na candidatura de aliados, como a do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo, para ampliar sua base no maior colégio eleitoral do país. No começo de março, o presidente usou o evento de concessão de rodovia em São Paulo para enaltecer a pré-candidatura do agora ex-ministro da Infraestrutura.

Ainda no Sudeste, o presidente passou por Minas Gerais na semana passada, onde participou de uma cerimônia de regularização fundiária em uma cidade do noroeste mineiro – de acordo com o governo federal, 8.225 famílias mineiras receberam títulos de propriedade emitidos pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) desde 2019. Na ocasião, Bolsonaro disse que ainda neste ano quer voltar a Juiz de Fora, cidade mineira onde foi alvo de um atentado a faca.

"Eu quero voltar a Juiz de Fora ainda no corrente ano. Ali, aquela cidade marcou a minha vida. Boas lembranças tenho em grande maioria naquele local. Ali, os médicos e profissionais de saúde da Santa Casa salvaram a minha vida. Ali, despontou uma pessoa que, mais do que jurar a vida pela sua Pátria, tudo fará também pela nossa liberdade", afirmou o presidente.

Publicidade

No fim do mês, a expectativa é de que Bolsonaro volte a Minas Gerais para participar da abertura da Expozebu. Em maio, outras viagens ao estado estão previstas, para visitar e autorizar obras em cidades como Governador Valadares, Montes Claros e Belo Horizonte.

Lula escala Alckmin para agenda no Sudeste enquanto o petista vai rodar o Nordeste 

Com a oficialização da indicação de Geraldo Alckmin (PSB) com vice na chapa do PT, o ex-presidente Lula pretende intensificar a pré-campanha pelos estados a partir do mês de maio. A pré-candidatura deve ser lançada durante um evento marcado para o ocorrer em São Paulo no dia 7 de maio, ao lado de lideranças de partidos como PCdoB, PV e PSol.

A partir daí, a expectativa é de que, assim como Bolsonaro, estados da região Sudeste e Nordeste ganhem protagonismo nas agendas de Lula e Alckmin. A cúpula do PT prepara uma caravana de Lula pelo estado de Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país, onde o petista pretende amarrar o seu palanque no estado junto ao pré-candidato ao governo mineiro pelo PSD, Alexandre Kalil.

De Minas, Lula pretende embarcar para o Nordeste, onde vai manter agendas com governos aliados e lideranças estaduais. Aliados do ex-presidente admitem que o crescimento de Bolsonaro nas pesquisas acendeu um alerta dentro do PT e que, a partir de agora, a margem para erros está reduzida e é preciso partir para o modo campanha o quanto antes.

Publicidade

Paralelamente, Alckmin vai rodar o estado de São Paulo na busca de reduzir as resistências em relação à sua composição com o PT. Além disso, o ex-governador pretende trabalhar em estados do Sul, região onde Lula ainda não conseguiu consolidar palanques competitivos para a disputa.

“Agora é que vamos começar a viajar, conversar, explicar, convencer, de maneira respeitosa, mas mostrando a realidade que estamos vivendo e os riscos que a política e o povo estão correndo”, disse Alckmin.

Doria vai ao Nordeste gravar propaganda partidária do PSDB

Buscando viabilizar sua candidatura ao Palácio do Planalto pelo PSDB, o ex-governador de São Paulo João Doria escolheu os estados do Nordeste para começar sua pré-campanha. A estratégia, segundo aliados do tucano, é de que Doria se torne conhecido por parte desse eleitorado. No último levantamento do instituto Quaest, de abril, o pré-candidato não pontuou no Nordeste nem no Norte.

"Vou começar pelas regiões mais pobres e mais vulneráveis no Nordeste brasileiro, dialogando com a população e conhecendo ainda melhor os seus problemas", sinalizou Doria.

Um dos primeiros destinos de Doria foi Rio de Contas (Chapada Diamantina, Bahia), cidade onde o pai dele nasceu. Ao lado do prefeito, Dr. Cristiano Cardoso de Azevedo (PSB), o pré-candidato visitou o cartório da cidade — que ainda tem guardados os documentos de sua família — e a casa de seu avô, construída no século 19.

Publicidade

Na passagem pela cidade, Doria gravou algumas imagens que devem ir ao ar na propaganda partidária do PSDB no final deste mês. A ideia, segundo aliados do governador, é remontar a estratégia de 2018, quando o então candidato ao governo de São Paulo usou como mote da campanha o slogan o “João trabalhador”, mas desta vez embalado pelo slogan de “pai da vacina”.

Ciro Gomes e Simone Tebet concentram suas agendas pelo Sudeste 

Na contramão de João Doria, o ex-governador do Ceará e ex-ministro Ciro Gomes (PDT), deixou o Nordeste e concentrou suas agendas neste primeiro trimestre nos estados do Sudeste. Neste período, por exemplo, a campanha do pedetista trabalhou para viabilizar palanques em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Como estratégia, Ciro Gomes deixou Fortaleza, no Ceará, e se mudou para São Paulo no final do ano passado. "Hoje, São Paulo é o centro da crise brasileira, e não há saída para o Brasil sem passar, antes, por São Paulo", justificou o pré-candidato.

Assim como Ciro Gomes, a pré-candidata pelo MDB, senadora Simone Tebet tem concentrado suas agendas pelo Sudeste, em visitas e encontros com aliados de São Paulo e Rio de Janeiro. A região concentra os principais nomes do MDB que tentam viabilizar a pré-candidatura de Tebet pela chamada terceira via.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]
Publicidade