No último dia 10, Paulo Sérgio Nogueira disse que haveria tempo para implementar propostas das Forças Armadas para votação eletrônica| Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, pediu ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, uma “reunião específica” entre equipes técnicas das Forças Armadas e do TSE. O pedido foi enviado num ofício enviado em resposta a outro, remetido por Fachin, na última sexta-feira (15), na qual ele escreveu que os militares poderiam estavam convidados para uma reunião, nesta segunda (20), da Comissão de Transparência Eleitoral.

CARREGANDO :)

As Forças Armadas integram a comissão ao lado de uma dezena de outras instituições públicas e entidades civis, como o Congresso, o Tribunal de Contas da União, Ministério Público, Polícia Federal, universidades e organizações não governamentais (ONGs).

Paulo Sérgio Nogueira comunicou a Fachin que o representante das Forças Armadas, general Heber Garcia Portela, vai comparecer na reunião da comissão, que será virtual, mas reiterou a necessidade de um encontro exclusivo entre os técnicos, “haja vista que o aprofundamento da discussão acerca de aspectos técnicos complexos suscita tempo e interação presencial, que não estão contemplados na supramencionada reunião da CTE/OTE”.

Publicidade

No último dia 10, o ministro da Defesa já havia pedido a Fachin uma discussão técnica entre Defesa e TSE para esclarecer sugestões apresentadas pelos militares para dar mais segurança e transparência ao sistema eletrônico de votação. Para ele, ainda haveria tempo para implementar ao menos três “propostas”: ativar a biometria nas urnas que passarão pelo teste de integridade no dia das eleições; realizar o teste público de segurança no último modelo da urna, de 2020; e ainda “tornar efetiva” a fiscalização de todas as fases do processo por partidos políticos.

A última proposta converge com o pedido feito ao TSE pelo PL, do presidente Jair Bolsonaro, de realizar uma auditoria privada focada na apuração e totalização dos votos pelas urnas eletrônicas.