Cúpula do PDT diz que insistirá com candidatura presidencial de Ciro Gomes até o dia da eleição, afastando rumores de desistência.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ouça este conteúdo

O PDT vai oficializar nesta sexta-feira (21), num evento em Brasília, a pré-candidatura do ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. Para afastar pressões internas por uma eventual retirada da candidatura, o evento terá como mote o slogan: "Ciro – a rebeldia da esperança".

CARREGANDO :)

"A ansiedade é tanta que decidi antecipar esta logomarca para vocês. Esta frase é mais que um slogan, é o lema da minha vida! Há mais surpresas na sexta. Vamos que vamos", escreveu Ciro nas suas redes sociais.

De acordo com aliados, o evento tem como objetivo oficializar a entrada do pedetista na disputa eleitoral e afastar qualquer rumor de retirada da pré-candidatura do partido. Recentemente, integrantes da bancada do PDT passaram a pressionar a cúpula da legenda para que a candidatura fosse retirada diante da estagnação de Ciro Gomes e do crescimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última pesquisa da Quaest.

Publicidade

Levantamento do instituto divulgado no dia 12 de janeiro mostrou Ciro em quarto lugar na corrida presidencial, com 5% das intenções de voto, numericamente atrás do ex-ministro Sergio Moro (Podemos), que somou 9%. Ambos estão tecnicamente empatados no limite da margem de erro de dois pontos percentuais. Ainda de acordo com a pesquisa, Lula lidera com 45%, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 23%.

O desempenho de Ciro Gomes vem sendo alvo de questionamentos por integrantes da bancada do PDT, que temem dificuldades para renovação de seus mandatos para o Congresso. Para essa ala, a liderança de Lula na pesquisa e a entrada de Moro na chamada terceira via inviabilizaram a candidatura do pedetista.

Diante disso, parte dos pedetistas defende uma adesão à candidatura de Lula ainda no primeiro turno. Mesmo assim, o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, tem afirmado que a sigla vai com Ciro até outubro. Para o dirigente, a candidatura do ex-governador cearense ainda vai deslanchar.

"Nós queremos afirmar a candidatura do Ciro justamente para evitar essas fake news. Tem gente do PT alimentando isso, doida pra ver o Ciro longe da disputa”, disse Lupi.

Publicidade

Slogan tenta afastar fama de "destemperado" de Ciro Gomes 

Pensado pelo ex-marqueteiro do PT João Santana, o slogan da campanha também pretende afastar a fama de destemperado de Ciro Gomes adquirida em disputas anteriores. Candidato nas disputas de 1998, 2002 e 2018, o pedetista ficou conhecido por duras falas contra jornalistas e desafetos políticos.

Na campanha presidencial de 2018, por exemplo, Ciro xingou e deu um empurrão em um jornalista em Roraima. Na ocasião, ele havia iniciado uma entrevista quando foi questionado sobre um pronunciamento relacionado a moradores do município de Pacaraima, no Norte do estado, que atacaram imigrantes em situação de rua após um comerciante ter sido roubado e agredido por venezuelanos.

"Ciro, o senhor reafirma o que disse sobre os brasileiros que tiveram aquela manifestação lá na fronteira, que chamou os brasileiros de canalhas, desumanos e grosseiros", questionou o jornalista.

Irritado, Ciro acabou rebatendo o questionamento com xingamentos. "Vai pra casa do Romero Jucá, seu filho da p...", esbravejou Ciro, empurrando o jornalista e se referindo ao ex-senador do MDB. "Pode tirar esse daqui. Esse aqui é do Romero Jucá. Tira ele, tira ele, prende ele aí", completou.

Agora, aliados do pedetista pretendem dar para a campanha um tom mais "sereno" e "equilibrado" para Ciro Gomes. No vídeo, que será apresentado na oficialização da pré-candidatura, a palavra “rebelde” é repetida diversas vezes. “Sou rebelde porque quero ver mudança”, é o primeiro verso do jingle.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]

Com racha na Rede, Marina Silva pode ser vice de Ciro

Discutindo a possibilidade de integrar uma federação com partidos de esquerda como forma de sobrevivência, o partido Rede Sustentabilidade está divido entre declarar apoio a Ciro Gomes e ao ex-presidente Lula. Com apenas um deputado e um senador, parte da sigla passou a discutir a possibilidade de integrar a federação dos partidos de esquerda que será liderada pelo PT.

Paralelamente, a ex-ministra Marina Silva, fundadora do partido, mantém conversas com o PDT para se tornar candidata a vice na chapa do ex-governador cearense. Ciro e integrantes do PDT passaram a elogiar Marina publicamente nas últimas semana, o que seria indicativo de que uma união está próxima.

Outro empecilho para a aliança é a presença de João Santana como marqueteiro da campanha. Candidata à Presidência em 2014 pelo PSB, Marina foi alvo de propagandas negativas produzidas por Santana, responsável pela comunicação da campanha à reeleição da então presidente Dilma Rousseff (PT). Um dos vídeos do horário eleitoral petista falava sobre a proposta de Marina de promover a independência formal do Banco Central. No vídeo, a consequência era a retirada de comida da mesa de trabalhadores.

Apesar disso, Carlos Lupi acredita que Marina pode ser um nome viável para a chapa. "Isso não depende de mim. O Ciro tem excelente relação com Marina e podemos ajustar um programa conjunto. Gostaria muito", afirmou o presidente do PDT.

Publicidade

Caso haja acordo com Marina, a composição só deve acontecer em maio ou junho, próximo aos prazos legais para definição da chapa. No entanto, a expectativa é de que a Rede libere que nomes como o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado Túlio Gadelha (PE), que vai trocar o PDT pela Rede, apoiem o nome de Lula em seus redutos eleitorais.

Metodologia da pesquisa citada na reportagem

A pesquisa do Instituto Quaest, encomendada pelo Banco Genial, foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00075/2022. O levantamento ouviu 2 mil eleitores entre os dias 6 e 9 de janeiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos; e o nível de confiança é de 95%.