Pesquisa com eleitores paranaenses| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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Levantamento do Ipec com eleitores do Paraná, divulgado neste sábado (1), mostra o senador Alvaro Dias (Podemos) com 41% das intenções de votos válidos (sem contabilizar votos em branco e nulos e os eleitores indecisos) na disputa pela única vaga do Senado pelo estado. O ex-juiz Sergio Moro (União) aparece em segundo, com 35%, seguido de Paulo Martins (PL), com 14%. Veja os resultados a seguir das intenções de votos válidos e totais (incluindo brancos, nulos e indecisos).

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Intenção de voto para o Senado no PR (votos válidos):

  • Alvaro Dias (Pode): 41%
  • Sergio Moro (União Brasil): 35%
  • Paulo Martins (PL): 14%
  • Rosane Ferreira (PV): 3%
  • Aline Sleutjes (Pros): 2%
  • Orlando Pessuti (MDB): 2%
  • Dr Saboia (PMN): 1%
  • Desiree (PDT): 1%
  • Laerson Matias (PSOL): 1%
  • Roberto França da Silva Junior (PCO): 1%
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Intenção de voto para o Senado no PR (votos totais):

  • Alvaro Dias (Podemos): 33%
  • Sergio Moro (União Brasil): 27%
  • Paulo Martins (PL): 13%
  • Rosane Ferreira (PV): 3%
  • Aline Sleutjes (Pros): 2%
  • Orlando Pessuti (MDB): 1%
  • Desiree (PDT): 1%
  • Laerson Matias (PSOL): 1%
  • Roberto França da Silva Junior (PCO): 1%
  • Dr Saboia (PMN): 1%
  • Branco/Nulo: 5%
  • Não sabe ou preferem não opinar: 12%

Metodologia da pesquisa

A pesquisa eleitoral do Ipec, encomendada pela RPC TV, entrevistou 1.504 eleitores no Paraná entre os dias 25 de setembro e 1º de outubro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo PR-02084/2022 e BR-04355/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.

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