Pesquisa do Instituto Atlas para presidente neste 2º turno| Foto: Infografia/Gazeta do Povo
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O Instituto Atlas divulgou neste sábado (29), véspera do segundo turno da eleição, pesquisas eleitorais sobre a disputa para presidente da República entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) em dez estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Alagoas e Sergipe.

Veja a seguir o que esses levantamentos mostraram sobre a disputa presidencial nestes estados e o que diziam as pesquisas antes da votação de 2 de outubro:

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Pesquisa para presidente em São Paulo

  • Jair Bolsonaro (PL) -52,2% dos votos válidos
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 47,8% dos votos válidos
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Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o Instituto Atlas mostrava que Jair Bolsonaro tinha 44,70% das intenções de votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos) contra 42,40% de Lula em São Paulo, com uma margem de erro de dois pontos porcentuais. Ao final da votação, os paulistas deram 47,71% ao presidente, acima da margem de erro do levantamento, e 40,89% ao petista. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 2.500 eleitores de São Paulo via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09155/2022.

Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 3 mil eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-06340/2022.

Pesquisa para presidente em Minas Gerais

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 51% (51,5% dos votos válidos)
  • Jair Bolsonaro (PL) - 48% (48,5% dos votos válidos)
  • Nulo/branco/nenhum - 1%

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o Instituto Atlas mostrava Lula na liderança da eleição com 50,30% das intenções de votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos) e Bolsonaro com 41,10%, com uma margem de erro de dois pontos porcentuais. Ao final da votação, os mineiros deram 48,29% ao petista e 43,60% ao presidente. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

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Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 2.500 eleitores de Minas Gerais via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03229/2022.

Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 3 mil eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-05585/2022.

Pesquisa para presidente no Rio de Janeiro

  • Jair Bolsonaro (PL) - 54% (55,7% dos votos válidos)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 43% (44,3% dos votos válidos)
  • Nulo/branco/nenhum/indeciso - 3%

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o Instituto Atlas mostrava Jair Bolsonaro com 47,90% das intenções de votos válidos no Rio de Janeiro, e Lula com 39,50% (excluindo os brancos, nulos e indecisos). Ao final da votação, os eleitores do estado deram 51,09% ao presidente e 40,68% ao petista. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 2.500 eleitores do Rio de Janeiro via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-02812/2022.

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Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 2.999 eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-03333/2022.

Pesquisa para presidente na Bahia

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 70% (72,5% dos votos válidos)
  • Jair Bolsonaro (PL) - 26,6% (27,5% dos votos válidos)
  • Nulo/branco/nenhum/indecisos - 3,4%

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o Instituto Atlas mostrava Lula liderando a disputa com 67,50% dos votos válidos (excluindo os brancos, nulos e indecisos) contra 23,30% de Bolsonaro e uma margem de erro de 2 pontos porcentuais. A apuração final das urnas revelou o seguinte cenário: Lula com 69,73% dos votos, e o presidente com 24,31%. No entanto, a maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, encomendada pela Editora A Tarde, entrevistou 2 mil eleitores da Bahia via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09376/2022.

Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 2 mil eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-09077/2022.

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Pesquisa para presidente no Rio Grande do Sul

  • Jair Bolsonaro (PL) - 51% (52,1% dos votos válidos)
  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 47% (47,9% dos votos válidos)
  • Nulo/branco/nenhum/indeciso - 2%

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o Instituto Atlas mostrava um empate técnico entre Lula e Bolsonaro, com 43,4% e 43,1% das intenções de votos válidos (excluindo os brancos, nulos e indecisos), respectivamente, com uma margem de erro de 2,5 pontos porcentuais. No entanto, os eleitores deram uma vantagem maior ao presidente ao final da apuração, com 48,89% contra 42,28% do petista. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 1.600 eleitores do Rio Grande do Sul via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04852/2022.

Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 1.600 eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-02295/2022.

Pesquisa para presidente em Alagoas

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 59,3% (60,3% dos votos válidos)
  • Jair Bolsonaro (PL) - 39,1% (39,7% dos votos válidos)
  • Nulo/branco/nenhum/não sei - 1,7%
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Nota da redação: O Instituto Atlas chegou a fazer uma pesquisa para presidente e governo de Alagoas no final do primeiro turno, com previsão de ser divulgada no dia 1º de outubro. No entanto, nenhum dos dois levantamentos foram publicados. A disputa presidencial no estado terminou com Lula na liderança com 56,50% dos votos válidos, contra 36,05% de Bolsonaro. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 1.600 eleitores de Alagoas via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00388/2022.

Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 1.600 eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-03895/2022.

Pesquisa para presidente em Sergipe

  • Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - 65,3% (66,6% dos votos válidos)
  • Jair Bolsonaro (PL) - 32,7% (33,4% dos votos válidos)
  • Nulo/branco/nenhum/não sei - 2%

Nota da redação: Em pesquisa divulgada em 1º de outubro, véspera da votação em primeiro turno, o Instituto Atlas mostrava a liderança de Lula no estado sergipano, com 61% das intenções de votos válidos (excluindo brancos, nulos e indecisos) contra 24,3% de Bolsonaro. A margem de erro apurada foi de 2,5 pontos porcentuais. Após a apuração, Lula terminou a disputa com 63,82% dos votos válidos, enquanto que Bolsonaro fez 29,16%. A maioria das empresas que realizou pesquisas às vésperas do primeiro turno não conseguiu retratar o comportamento do eleitor na disputa, principalmente daqueles que votaram em candidatos de direita. Leia mais aqui.

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Metodologia

A pesquisa do Instituto Atlas, realizada com recursos próprios, entrevistou 1.600 eleitores de Sergipe via questionário estruturado na web, entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022. A margem de erro é de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07388/2022.

Já a pesquisa de 1º de outubro do mesmo instituto ouviu 1.600 eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022. A margem de erro era de 2,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento também foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número BR-09406/2022.

Por que a Gazeta publica pesquisas eleitorais

A Gazeta do Povo publica há anos todas as pesquisas de intenção de voto realizadas pelos principais institutos de opinião pública do país. Você pode conferir os levantamentos mais recentes neste link.

As pesquisas de intenção de voto fazem uma leitura de momento, com base em amostras representativas da população. Métodos de entrevistas, a composição e o número da amostra e até mesmo a forma como uma pergunta é feita são fatores que podem influenciar o resultado. Por isso é importante ficar atento às informações de metodologias, encontradas no fim das matérias da Gazeta do Povo sobre pesquisas eleitorais.

Também é importante ressaltar que as pesquisas publicadas antes do primeiro turno das eleições de 2022 apontaram discrepâncias relevantes em relação ao resultado apresentado na urna, no primeiro turno.

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Feitos esses apontamentos, a Gazeta considera que as pesquisas eleitorais, longe de serem uma previsão do resultado das eleições, são uma ferramenta de informação à disposição do leitor, já que os resultados divulgados têm potencial de influenciar decisões de partidos, de lideranças políticas e até mesmo os humores do mercado financeiro.