O deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP).| Foto: Reprodução/Twitter.
Ouça este conteúdo

Políticos aliados e opositores ao deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP) criticaram as declarações atribuídas ao parlamentar sobre refugiadas ucranianas. O pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Podemos, conhecido como "Mamãe Falei", teve áudios vazados em que afirma que as ucranianas são "fáceis porque são pobres".

CARREGANDO :)

"Só vou falar uma coisa para vocês: acabei de cruzar a fronteia a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de 'mina' bonita. A fila das refugiadas… Imagina uma fila sei lá, de 200 metros, só deusa. Sem noção, inacreditável, fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui", diz um trecho do áudio divulgado nesta sexta-feira (4).

O ex-juiz e pré-candidato à Presidência da República, Sergio Moro (Podemos), rompeu com o integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) e cobrou um posicionamento do partido. Em resposta, a presidente da legenda, a deputada federal Renata Abreu (SP), anunciou que o Podemos abriu um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos.

Publicidade

"Jamais dividirei meu palanque e apoiarei pessoas quem têm esse tipo de opinião e comportamento. Espero que meu partido se manifeste brevemente diante da gravidade que a situação exige", disse Moro, em nota. Antes da divulgação dos áudios, Moro havia elogiado a iniciativa de do Val em ir para Ucrânia após a invasão russa.

O ex-ministro da Educação e ex-candidato a presidente da República Fernando Haddad (PT) questionou Moro sobre o episódio. "Outra gafe verbal, Moro?", provocou o petista nas redes sociais ao lembrar que o ex-juiz havia afirmado que as falas sobre o nazismo do deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) em um podcast no mês passado foram "gafe verbal".

O pré-candidato ao Planalto e governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também criticou a declaração atribuída ao representante do MBL. "Repudiante a fala do deputado Arthur do Val sobre as mulheres ucranianas. Inaceitável! Vergonhoso!", disse o tucano.

No Twitter, a senadora e pré-candidata à Presidência da República pelo MDB, Simone Tebet (MS), chamou de "oportunista, desumano e ignorante quem vai a uma guerra e comete crime de difamação contra mulheres", e disse que a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) precisa agir imediatamente.

O ex-presidente da República e senador por Alagoas, Fernando Collor (PROS), também se manifestou via Twitter. "No mês conhecido como das mulheres, é preciso reagir de forma contundente e sepultar de uma vez por todas a objetificação. A elas, brasileiras ou ucranianas, o nosso maior respeito", declarou.

Publicidade

O ex-candidato a presidente da República Guilherme Boulos (Psol) classificou o episódio como "asqueroso". "Deputado paulista vai para a Ucrânia se fingir de combatente mas, pelo visto, foi fazer turismo sexual, cheio de preconceito social e machismo... O MBL sempre foi humanamente desprezível. Inventaram fake news sobre Marielle e atacaram Padre Júlio. Mas o áudio de Mamãe Falei ultrapassa qualquer limite de indignidade moral. Ir para um país em guerra para assediar mulheres desesperadas é nojento demais!", disse Boulos no Twitter.

O deputado federal Tulio Gadêlha (PDT-PE) também se manifestou pelas redes sociais a respeito dos áudios e pediu a cassação do mandato. "É de perder a esperança na humanidade Que o conselho de ética casse o mandato desse cidadão", afirmou. A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) também reagiu: "As falas nojentas nos lembram que a misoginia e o machismo prevalecem até mesmo nos momentos de maior sofrimento. Essa objetificação das mulheres é ainda mais revoltante por ser pessoas enfrentando uma guerra, em que suas próprias vidas estão em risco", escreveu no Twitter.

O parlamentar deverá enfrentar várias representações na Alesp. Entre os deputados que pretendem representar contra Arthur do Val no Conselho de Ética, estão os petistas Emídio de Souza, Paulo Fiorilo e José Américo, o deputado do PL Gil Diniz, entre outros.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]