O vereador de Curitiba Renato Freitas (PT)| Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Curitiba
Ouça este conteúdo

A candidatura a deputado estadual do vereador de Curitiba Renato Freitas (PT) foi aceita pela Justiça Eleitoral. O nome de Freitas, que antes aparecia como “indeferido com recurso” no site oficial de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste sábado (1º) passou a constar como deferido.

CARREGANDO :)

Saiba tudo sobre as eleições no Paraná

A validação do nome de Freitas como candidato a deputado estadual se deu sete dias após uma decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Roberto Barroso. Atendendo a uma reclamação apresentada pelo vereador, o ministro restabeleceu o mandato de Freitas, que havia sido cassado na Câmara Municipal de Curitiba após processo ético que concluiu que ele perturbou culto religioso e realizou manifestação política no interior da Igreja do Rosário em protesto contra o racismo em 5 de fevereiro.

Publicidade

Ao ter sido cassado, Freitas também teve cassados seus os direitos políticos. Dessa forma, o petista estava inelegível. A candidatura dele foi inicialmente indeferida pelo TRE-PR, mas Freitas recorreu ao TSE, que reconheceu a legitimidade do recurso e validou a inscrição do nome do petista entre as candidaturas deferidas.

Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]