• Carregando...
Candidatos ao Senado pelo Paraná.
Candidatos ao Senado pelo Paraná.| Foto: Reprodução/Gazeta do Povo

Gazeta do Povo fez uma série de entrevistas com os candidatos que nas eleições de 2022 disputam a cadeira do Paraná no Senado Federal. Foram feitas as mesmas perguntas a todos os concorrentes, que puderam responder por escrito, dentro de um limite máximo de caracteres previamente informado aos candidatos. Entre os 10 candidatos, apenas Alvaro Dias (PODE) não participou da série – o candidato alegou falta de tempo para responder às questões. Confira as respostas dos candidatos sobre as principais bandeiras que eles defendem e pretendem levar a Brasília:

NÃO PERCA: Gazeta do Povo promove debate inédito com candidatos ao Senado pelo Paraná nesta segunda-feira (26)

Quais são as principais bandeiras da sua candidatura e por que busca a cadeira do Paraná no Senado?

Aline Sleutjes (Pros): Os nossos senadores, não só deste mandato, deixaram a distância entre o Senado e a população aumentar, se afastaram da realidade do nosso estado, dos municípios, deixaram de participar de reuniões, visitar e atender prefeitos e vereadores. Esse distanciamento fez com que as pessoas tenham a visão que Senado é intocável. O que eu estou fazendo na minha campanha é mostrar o contrário. Reconstruir essa proximidade e discutir o dia a dia dos paranaenses com as questões que movimentam nosso estado, como o agronegócio, que representa 30% do PIB do Paraná. Uma senadora municipalista que caminhe ao lado dos paranaenses, com olhar cristão, conservador e sensível às demandas.

Uma senadora municipalista que caminhe ao lado dos paranaenses, com olhar cristão, conservador e sensível às demandas

Aline Sleutjes

Desiree Salgado (PDT): Defendo o projeto constitucional de uma sociedade livre, justa e solidária, com a erradicação da pobreza e a garantia do bem de todas as pessoas. O primeiro passo é o combate à fome, que atinge 33 milhões de pessoas e ronda outras 92 milhões, com uma renda mínima universal. A igualdade e a absoluta transparência são outras bandeiras. É preciso que os espaços de poder sejam mais democráticos, tanto em sua composição como em seu funcionamento. Defendo também um direito à saúde que inclua a saúde nutricional, e uma carreira para profissionais de saúde na rede pública. Sempre lutei pelo amplo acesso a uma educação que seja igual para todas as pessoas e que promova o desenvolvimento do país e de cada pessoa.

Defendo o projeto constitucional de uma sociedade livre, justa e solidária, com a erradicação da pobreza e a garantia do bem de todas as pessoas

Desiree Salgado

Dr. Carlos Saboia (PMN): A minha preocupação fundamental é trabalhar por aquilo que é necessário para uma pessoa ser feliz. E a felicidade vem de você ter, em primeiro lugar, saúde, e depois, ter renda. E junto com a renda vem a geração de trabalho, do emprego. Nós vamos trabalhar com o empreendedor. A saída é incentivar e apoiar as cooperativas de geração de crédito, como foi na Europa. Na Espanha e Itália, conseguiu-se recuperar a economia de forma rápida e sustentável através da garantia de crédito. Isso foi implantado em Maringá através da ACIM com a participação do SENAI e SENAC. E para a Saúde, a saída também são as cooperativas, como no caso CISAMUSEP, que é o consórcio intermunicipal de Saúde. Os consórcios são a saída para tudo.

A minha preocupação fundamental é trabalhar por aquilo que é necessário para uma pessoa ser feliz

Dr. Carlos Saboia

Fique por dentro das eleições 2022 no Paraná.

Laerson Matias (Psol): É hora do Paraná ter uma representação popular e dos trabalhadores em Brasília. Nós legislaremos por uma reforma tributária que tire a carga de quem ganha até 2 salários mínimos e tribute lucros e dividendos. Pela mudança da matriz produtiva no campo brasileiro, pois somente uma produção de alimentos agroecológica, sem uso de químicos e venenos, produzirá alimento de qualidade. É preciso manter o auxílio de R$ 600, até que seja extinta a miséria no país. Defendemos auditoria permanente da dívida pública. 50% de tudo que pagamos de impostos vai para pagar dívidas e elas só aumentam. Precisamos também federalizar a educação. Educação é projeto de nação e deve ser igual para todos.

É hora do Paraná ter uma representação popular e dos trabalhadores em Brasília

Laerson Matias

Receba as principais notícias do Paraná no WhatsApp

Orlando Pessuti (MDB): Como senador vou defender as bandeiras que interessam ao Paraná e ao conjunto de sua população, a partir de três grandes linhas de ação: apoio ao agronegócio e ao cooperativismo; infraestrutura mais ajustada às necessidades do nosso Estado, com melhorias em aeroportos, portos, rodovias e ferrovias, e o fortalecimento do municipalismo. Essas são as principais bandeiras, mas vou cuidar também de outras questões importantes, como a do mar territorial paranaense, que precisa ser rediscutida para que possamos receber os royalties do petróleo, além dos assuntos relacionados à saúde, educação e à geração de emprego e renda. Quero trabalhar ainda para que possamos ter aqui o Tribunal Regional Federal.

Vou defender as bandeiras que interessam ao Paraná a partir de 3 grandes linhas de ação: apoio ao agronegócio e ao cooperativismo; infraestrutura mais ajustada às necessidades do nosso Estado, e o fortalecimento do municipalismo

Orlando Pessuti

Paulo Martins (PL): A redução do peso estatal nas costas do trabalhador, do empresário, do empreendedor. As privatizações, a expansão do crédito - e já tenho projetos nessa área. Defendo as liberdades, a família, a vida, sou contra o aborto. Defendo austeridade fiscal, o agro, e sou um reformista. Quero uma reforma constitucional para restabelecer o equilíbrio entre os poderes. Tenho uma PEC que prevê mudanças na forma de atuação do STF. Busco uma cadeira no Senado porque não dá para ficar inerte diante desses desafios. É preciso um Senado mais forte, inovador, para comprar as brigas. Para que o paranaense possa trabalhar, cuidar da sua casa, do seu negócio e da sua família num ambiente livre e seguro.

Defendo as liberdades, a família, a vida, sou contra o aborto. Defendo austeridade fiscal, o agro, e sou um reformista

Paulo Martins

Roberto França (PCO): Reforma Agrária com expropriação do latifúndio. Defesa da liberdade de expressão irrestrita - "É livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato". Nacionalização e confisco das empresas privatizadas.

Reforma Agrária com expropriação do latifúndio. Defesa da liberdade de expressão irrestrita

Roberto França

Rosane Ferreira (PV): As mulheres estão sub-representadas na política. Não é possível um Senado com 15% de mulheres. Queremos estar no Senado para representar todos e todas, mas principalmente as mulheres que são a maioria da população e as que mais sofrem com desemprego, fome, violência e a falta de investimentos. Nosso mandato será participativo, progressista e popular, voltado a cuidar da nossa gente. Defenderemos emprego e renda básica para todas as famílias, e mais recursos públicos para a educação, cultura, saúde, assistência social e segurança. Também teremos um olhar especial para as micro e pequenas empresas e a valorização dos servidores que diariamente trabalham para atender a população paranaense.

Defenderemos emprego e renda básica para todas as famílias, e mais recursos públicos para a educação, cultura, saúde, assistência social e segurança

Rosane Ferreira

Sergio Moro (União): Minha principal bandeira é o combate à corrupção. Eu quero, por exemplo, buscar uma legislação que impeça que quem deve a justiça concorra à Presidência da República. Aprovar leis que combatam a impunidade e a inversão de valores que vivemos hoje: o fim do foro privilegiado, a criação de corte anticorrupção, o endurecimento das leis para crimes. Também lutarei pelos interesses do povo paranaense. Tudo isso aliado ao meu caráter e honestidade refletem a política que quero fazer e o porquê da cadeira do Paraná: fazer o que é certo sempre. Sou filho do Paraná e foi aqui que aprendi esse valor. Não há honra maior do que a chance de fazer isso sendo representante da minha terra no Senado Federal.

Aprovar leis que combatam a impunidade e a inversão de valores que vivemos hoje: o fim do foro privilegiado, a criação de corte anticorrupção, o endurecimento das leis para crimes

Sergio Moro
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]