• Carregando...
O Capitólio é a sede da Câmara e do Senado dos Estados Unidos
O Capitólio é a sede da Câmara e do Senado dos Estados Unidos| Foto: Wikimedia Commons

O Senado dos Estados Unidos aprovou uma resolução sobre as eleições brasileiras na quarta-feira (28). O texto pede que o governo brasileiro garanta que as eleições sejam conduzidas “de forma livre, justa, crível, transparente e pacífica”. Já com relação ao governo dos Estados Unidos, a solicitação é para “reconhecer imediatamente o resultado da eleição no Brasil, se essa eleição for considerada por observadores e organizações internacionais como livre e justa”.

O texto cita também a hipotética possibilidade de um golpe militar e orienta o governo americano a “rever e reconsiderar a relação entre os Estados Unidos e qualquer governo que chegue ao poder no Brasil por meios antidemocráticos, incluindo um golpe militar".

O documento é do tipo não-vinculante e não tem força para criar uma obrigação ao governo dos EUA. Na prática, trata-se de um posicionamento do Legislativo americano sobre as eleições no Brasil.

A resolução foi proposta pelo senador democrata Bernie Sanders. De acordo com o jornal alemão Deutsche Welle, os senadores republicanos não se manifestaram contra o documento, que foi aprovado por unanimidade.

“Estou no plenário do Senado para aprovar uma resolução apoiando eleições livres e justas no Brasil. É importante que o povo brasileiro saiba que os Estados Unidos estão do lado deles e do lado da democracia”, postou Sanders nas redes sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]