• Carregando...
Bivar
Bivar é o presidente nacional do União Brasil| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O deputado federal Luciano Bivar (União Brasil-PE) confirmou neste domingo (31) a desistência da candidatura presidencial. O anúncio foi feito durante a convenção estadual do União Brasil em Pernambuco, em Recife, cidade natal de Bivar.

"Resolvi voltar e continuar na Câmara Federal com ajuda de vocês para que a gente possa continuar presidindo o partido com a força que tem nosso partido, nossos parlamentares e todos os que compõem o União Brasil", disse Bivar durante discurso no evento.

Bivar também apontou que irá apoiar uma candidatura própria do partido à presidência da República. A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) é favorita para ser escolhida pela direção da legenda.

O deputado federal foi lançado como pré-candidato de seu partido ao Palácio do Planalto em maio. Ele, porém, não obteve bom desempenho em pesquisas eleitorais - somou 0% nas intenções de voto nas pesquisas mais recentes dos institutos PoderData e FSB, divulgadas respectivamente nos dias 20 e 25.

A desistência de Bivar ocorre um dia após o PT oficializar o nome de Jerônimo Rodrigues como candidato do partido a governador da Bahia. Ao longo da última semana, houve uma especulação de que o PT estaria negociando a desistência da candidatura de Bivar à presidência. Em troca, os petistas apoiariam Bivar ao Senado ou à presidência da Câmara, caso se reeleja deputado por Pernambuco.

A possibilidade desse acordo sair dependeria do aval do pré-candidato do União Brasil ao governo da Bahia, ACM Neto, uma das lideranças mais fortes do partido. Integrantes do partido dizem que o ex-prefeito de Salvador teria condicionado seu OK à desistência do PT em disputar a eleição na Bahia, mas o diretório baiano do União nega a informação. Com o PT mantendo a candidatura de Rodrigues contra ACM Neto, a negociação não prosperou.

Metodologia das pesquisas citadas

O Instituto FSB Pesquisa ouviu, por telefone, dois mil eleitores entre os dias 22 e 24 de julho de 2022. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo banco BTG Pactual e está registrada no TSE com o protocolo BR-05938/2022.

O levantamento do PoderData, que contratou a própria pesquisa, ouviu 3 mil eleitores em 309 municípios das 27 unidades da federação entre os dias 17 e 19 de julho de 2022. As entrevistas foram feitas por telefone, para fixos e celulares. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. Foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-07122/2022.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]