Confiança nas urnas eletrônicas subiu de 69% em 2020 para 82% agora| Foto: Abdias Pinheiro/TSE
Ouça este conteúdo

A sete meses das eleições, o Datafolha constatou aumento na confiança da população nas urnas eletrônicas. Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (25) aponta que 82% dos entrevistados disseram confiar no sistema eletrônico de votação (47% confiam muito e 35% confiam um pouco), enquanto 17% afirmam não confiar. Em dezembro de 2020, pouco depois das eleições municipais daquele ano, a taxa de confiança nas urnas eletrônicas era de 69%, segundo o Datafolha.

A rodada atual do Datafolha ouviu 2.556 pessoas em 181 municípios de todo o país, entre terça-feira (22) e quarta-feira (23). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Apesar disso, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a defender o voto impresso no Brasil, retomando um velho discurso já superado pelo Congresso Nacional. “O voto tem que ser contado. Não podemos disputar uma eleição com a mínima suspeição de que algo esteja errado", disse, em cerimônia no Palácio do Planalto. "Eu acredito que as eleições sejam limpas e confiáveis. Só podemos disputar eleições desta maneira, não podemos aceitar", completou ele, que lançará pré-candidatura à reeleição no domingo (27).

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]