O deputado estadual Arthur do Val (SP).
O deputado estadual Arthur do Val (SP).| Foto: Reprodução/Twitter.

O deputado estadual Arthur do Val enviou nesta terça-feira (8) uma carta a colegas na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) dizendo que não irá concorrer à reeleição. Na última sexta-feira (4), áudios vazados mostravam o parlamentar, também conhecido como "Mamãe Falei", dizendo que as ucranianas são "fáceis porque são pobres". Nesta terça, o Podemos anunciou que aceitou o pedido de desfiliação do deputado, que era pré-candidato do partido ao governo de São Paulo.

O Podemos já havia aberto um processo disciplinar contra o parlamentar para avaliar sua expulsão. Além disso, a Alesp recebeu 12 representações contra Arthur do Val, a maioria com pedidos de cassação de mandato. A carta aos colegas parlamentares teria o objetivo de evitar sua cassação, informou a Folha de S. Paulo. Caso seja cassado, do Val ficará inelegível por oito anos.

Na carta, ele afirma que o conteúdo dos áudios é "horrendo", mas diz que os fatos estão sendo superdimensionados. "Quero deixar muitíssimo claro que não houve nenhum tipo de assédio. Foram palavras, palavras horrorosas, desrespeitosas e desprezíveis", afirmou.

"Nesta abertura de processo de cassação de meu mandato sei que há uma comoção midiática, que, por ser efêmera, passa. Mas a mancha na minha vida permanecerá", disse. O parlamentar afirmou que entende a necessidade de a Alesp aplicar uma punição, que considera justa e necessária. "Entretanto, peço encarecidamente que considere a ausência de dolo e de dano a terceiros na dosimetria da pena. Se de um lado a punição é necessária, de outro, a cassação se faz excessiva", ressalta.