Baleia Rossi - MDB - Arthur Lira - eleições
Baleia Rossi (MDB-SP) é candidato à presidência da Câmara| Foto: Divulgação

O candidato à presidência da Câmara Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou durante seu discurso na noite desta segunda-feira (1º), que a Casa não deve ser de oposição ao poder Executivo. No entanto, deve manter uma posição de independência. Além disso, o emedebista criticou a distribuição de verbas pelo governo para atender apenas parlamentares aliados.

“Para ser presidente dessa Casa, é preciso pensar no Brasil, e não em pequenos grupos de parlamentares. O parlamento precisa ser de dialogo, colaborativo e não um parlamento que se ajoelha ao poder Executivo”, disse o emedebista.

Candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Baleia Rossi aproveitou o discurso para agradecer o democrata. Além disso, afirmou que foi na gestão de Maia que a Casa aprovou matéria de importância para o país.

“A Câmara foi fundamental para debater assuntos que interessam a nossa população. A PEC do orçamento de guerra que ajudou os estados e municípios. Se não fosse a Câmara independente, os municípios estariam em situação de calamidade. Foi a Câmara independente que votou o Fundeb, quando muitos partidos não queriam recursos para educação. A Câmara independente fez o auxílio emergencial sair de R$ 200 para R$ 600”, completou Baleia.

Ao final do seu discurso, Baleia se comprometeu com os deputados que, se eleito, a regulamentar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento Impositivo. O texto, que já foi aprovado na Casa, aumenta, ao longo dos próximos anos, a parte obrigatória das emendas de bancada apresentadas por deputados e senadores ao Orçamento da União.

“Fala-se muito em dar voz aos deputados, mas quando nós temos o orçamento, aí ele não é dividido de forma igual, mas é dividido em deputados de primeira, segunda e terceira categoria. Eu assumo o compromisso de regulamentar o orçamento impositivo, para que todos possam exercer com sua plenitude os seus mandatos”, prometeu Rossi.