Bolsonaro e Lula
Jair Bolsonaro e Lula são pré-candidatos a presidente da República nas eleições de outubro deste ano.| Foto: Alan Santos/PR e Ricardo Stuckert

O consórcio de veículos de imprensa formado pelo g1, O Globo, Valor, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL decidiu, nesta quinta-feira (11), suspender a realização de um debate em pool entre os candidatos à Presidência da República. O evento foi anunciado no final de julho e estava marcado para o dia 14 de setembro.

A expectativa dos veículos era reunir os quatro primeiros colocados nas pesquisas eleitorais do Ipec ou do Datafolha feitas na semana anterior ao debate. Segundo o portal g1, o evento ocorreria se houvesse a confirmação de ao menos três desses quatro candidatos.

No entanto, os dois primeiros colocados nas últimas pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), não confirmaram presença até esta quarta-feira (10). Após uma reunião entre o consórcio e as equipes dos presidenciáveis, em 3 de agosto, as campanhas deveriam confirmar a participação em uma semana, o que não ocorreu.

As campanhas que confirmaram participação foram: de Ciro Gomes (PDT), Leonardo Péricles (UP), Luiz Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (PROS), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB) e Vera Lúcia (PSTU). Os representantes de José Maria Eymael (DC) não responderam.

Outros debates estão previstos para ocorrer, como o do pool formado pelas emissoras de tevê CNN Brasil e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, a rádio NovaBrasil FM e o portal Terra formaram, no dia 24 de setembro. Além disso, o portal UOL, o jornal Folha de S. Paulo e as TVs Cultura e Band, em parceria também com o Google e com o YouTube, devem realizar um debate entre os presidenciáveis no dia 28 de agosto.