Preferido entre os eleitores evangélicos, Bolsonaro ampliou agendas com líderes religiosos na última semana| Foto: Alan Santos/PR
Ouça este conteúdo

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24) mostrou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com 46% das intenções de voto dos eleitores evangélicos em um eventual segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O petista marcou 43% neste segmento. Considerando que a margem de erro é de quatro pontos percentuais, Bolsonaro, apesar da vantagem numérica, está tecnicamente empatado com Lula.

Ainda assim, a pesquisa mostrou uma melhora no desempenho do presidente, já que, na sondagem anterior do Datafolha, feita em dezembro, Lula tinha 46% da preferência dos evangélicos e Bolsonaro, 44% em um eventual segundo turno entre os dois pré-candidatos. Nos cenários de primeiro turno do levantamento desta semana, Bolsonaro também fica a frente do petista, mas dentro da margem de erro: 37% ou 38% (dependendo dos nomes apresentados), contra 34% do ex-presidente.

Os evangélicos representaram 26% dos 2.556 eleitores entrevistados para a pesquisa eleitoral do Datafolha, por isso, a margem de erro é maior do que na sondagem geral (que é de dois pontos percentuais). As entrevistas foram feitas entre os dias 22 e 23 de março, portanto, depois da divulgação de um áudio em que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, sugere favorecimentos na distribuição de recursos da pasta, com a participação de dois pastores que atuariam informalmente no gabinete do ministro. Confira aqui a pesquisa eleitoral completa do Datafolha, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-08967/2022.

Publicidade
Infográficos Gazeta do Povo[Clique para ampliar]