Joaquim Barbosa foi indicado ao cargo de ministro do STF em 2003, pelo próprio ex-presidente Lula.
Joaquim Barbosa foi indicado ao cargo de ministro do STF em 2003, pelo próprio ex-presidente Lula.| Foto: Reprodução/Youtube

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, declarou em um vídeo de apoio a campanha do ex-presidente Lula (PT) que o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) não tem dignidade para ocupar o cargo e que foi uma péssima escolha nas eleições de 2018. Segundo a CNN Brasil, no total Barbosa gravou seis vídeos de apoio ao petista. As gravações foram feitas diretamente de seu apartamento em Paris, na França. Em 2012, Barbosa foi relator do processo do mensalão na Corte e também foi responsável pela condenação de parlamentares e dirigentes do PT, como José Dirceu e José Genoino. Barbosa foi indicado ao cargo de ministro do STF em 2003, pelo próprio ex-presidente Lula.

No vídeo, o ex-ministro do STF afirma que é preciso votar em Lula no próximo domingo (2) para encerrar as eleições logo no primeiro turno. “Em 2018, eu alertei os brasileiros de que Jair Bolsonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro não é um homem sério, não serve para governar um país como o nosso, não está à altura, não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância”, diz Barbosa.

“Nas grandes democracias, Bolsonaro é visto como um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada. Esse isolamento internacional é muito ruim para o nosso país. Nós perdemos muitas oportunidades com isso. É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo”, declara o ex-ministro do STF.