O presidente do TSE, ministro Edson Fachin.
O presidente do TSE, ministro Edson Fachin.| Foto: Abdias Pinheiro/SECOM/TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta sexta-feira (27) que acatar o resultado das eleições é "inegociável". A declaração foi feita durante palestra a magistrados no Recife (PE) sobre a participação de mulheres na política.

"O Brasil tem eleições limpas, seguras e auditáveis. O acatamento do resultado do exercício da soberania popular é expressão inegociável da democracia pelo respeito ao sufrágio universal e ao voto secreto", disse Fachin. O ministro não citou o presidente Jair Bolsonaro (PL) que faz reiteradas críticas ao sistema eleitoral brasileiro. Fachin defendeu ainda "tolerância e a obediência à legalidade constitucional".

"A defesa da democracia propõe serenidade, segurança e ordem para desarmar os espíritos. Prega o diálogo, a tolerância e a obediência à legalidade constitucional. E por isso, enfrenta a desinformação com dados e com informação correta. A Justiça Eleitoral conclama para a paz", ressaltou o presidente da Corte eleitoral.