FHC evitou declarar seu voto explícito para Bolsonaro, Lula ou qualquer um dos demais postulantes, pedindo apenas que os eleitores escolham o candidato que tiver compromisso com a democracia.
FHC evitou declarar seu voto explícito para Bolsonaro, Lula ou qualquer um dos demais postulantes, pedindo apenas que os eleitores escolham o candidato que tiver compromisso com a democracia.| Foto: Gazeta do Povo/Arquivo

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) divulgou nesta quinta-feira (22) uma nota pública sobre seu apoio nas eleições presidenciais de outubro. No comunicado, o ex-presidente evitou declarar seu voto explícito para Bolsonaro, Lula ou qualquer um dos demais postulantes, pedindo apenas que os eleitores escolham o candidato que tiver compromisso com a democracia, combate à pobreza e que defenda direitos iguais para todos. No ano passado, FHC afirmou que apoiaria até Lula em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro. Oficialmente o PSDB apoia a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB).

“Como é do conhecimento público, tenho idade avançada e, embora não apresente nenhum problema grave de saúde, já não tenho mais energia para participar ativamente do debate político pré-eleitoral. Peço aos eleitores que votem no dia 2 de outubro em quem tem compromisso com o combate à pobreza e à desigualdade, defende direitos iguais para todos independentemente da raça, gênero e orientação sexual, se orgulha da diversidade cultural da nação brasileira, valoriza a educação e a ciência e está empenhado na preservação de nosso patrimônio ambiental, no fortalecimento das instituições que asseguram nossas liberdades e no restabelecimento do papel histórico do Brasil no cenário internacional”, diz o ex-presidente no comunicado.