Ex-presidente Lula.
Ex-presidente Lula.| Foto: Ricardo Stuckert/PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) não será "coadjuvante" em um eventual novo governo petista. Lula divulgou um vídeo direcionado ao grupo, liderado por Guilherme Boulos (Psol), pois o movimento decidiu apoiá-lo nas eleições presidenciais de 2022. No vídeo, o ex-presidente agradeceu o MTST pelo apoio e reforçou compromissos com pautas voltadas a programas de habitação.

"Se a gente voltar a governar esse país não pense que vai ter moleza não. Nós vamos nos encontrar muitas vezes. Para discutir a qualidade da casa, como gerenciar essas casas, e vocês irão assumir responsabilidades", disse Lula. "Nós vamos voltar e vamos mudar este país e vocês não serão apenas coadjuvantes. Serão sujeitos da história, porque vão ter que ajudar a construir programa, ajudar a conquistar e a governar", ressaltou.

"Eu conversei com o companheiro Boulos sobre a situação que estamos fazendo agora. Muitos projetos de casas foram abandonados. O Minha Casa Minha Vida parou", apontou o petista. O Psol discute o apoio ao PT nas eleições presidenciais deste ano, mas os partidos ainda têm divergências. Boulos é pré-candidato ao governo de São Paulo, mas os petistas insistem na candidatura de Fernando Haddad no estado.