João Doria (PSDB) e Simone Tebet são pré-candidatos da chamada terceira via
João Doria (PSDB) e Simone Tebet são pré-candidatos da chamada terceira via| Foto:

A pesquisa encomendada por MDB, PSDB e Cidadania para a escolha do candidato que irá disputar a Presidência da República neste ano pelos três partidos foi concluída neste fim de semana. Segundo informações da CNN, o levantamento foi realizado no sábado (14) e domingo (15) pelo Instituto Guimarães Pesquisa e colheu duas mil entrevistas presenciais em 23 estados de todas as regiões do país.

De acordo com as legendas, a pesquisa será usada para definir o nome quem irá disputar as eleições pela chamada terceira via. Os resultados serão apresentados na quarta-feira (18) e a divulgação será acompanhada por uma delegação de cada um dos partidos. O critério foi definido em reunião entre as cúpulas dos três partidos, realizada na última semana. O ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disputa a preferência do bloco com a senadora Simone Tebet (MDB).

Doria vem afirmando que é vítima de um “golpe” dentro do próprio PSDB e que as prévias do partido devem ser respeitadas. Já o pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, acenou com a possibilidade de ter a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como vice em sua chapa nas eleições deste ano. Ela disse que abrirá mão da disputa caso não seja cabeça de chapa na disputa.

No início de abril os três partidos, juntamente com o União Brasil, definiram que teriam um candidato único pela chamada terceira via e que anunciariam o nome escolhido no dia 18 de maio, porém, as siglas têm encontrado dificuldades nas negociações. Um jantar onde os presidenciáveis das legendas discutiriam as regras para unificação das candidaturas chegou a ser adiado há duas semanas. No dia 4 de maio, o anúncio do lançamento de uma candidatura “puro sangue” do União Brasil para as eleições presidenciais oficializou o fim de uma “terceira via” de centro única.