O presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP).
O presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP).| Foto: Pedro França/Agência Senado

O presidente do MDB, o deputado federal Baleia Rossi (SP), anunciou nesta quinta-feira (3) que o partido não formará federação com outras legendas para as eleições deste ano. "Na condição de presidente nacional do MDB, comuniquei aos diretórios estaduais, senadores e deputados que o nosso partido não fará nenhuma federação para as eleições de 2022", disse o dirigente no Twitter.

Em fevereiro, o MDB iniciou as conversas para formar uma federação com o PSDB, mas a negociação não deu certo. Os tucanos fecharam um acordo com o Cidadania para formar a federação. Além disso, o MDB também tentou negociar com o União Brasil.

Baleia Rossi ressaltou que o partido continuará a discutir a construção de alianças com siglas de centro para uma única candidatura presidencial. O MDB lançou a pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MS) ao Planalto. "Respeitando os demais pré-candidatos, o MDB seguirá na defesa da capacidade e viabilidade do nome da senadora Simone Tebet. No próximo dia 10, ela será a porta-voz do MDB nas inserções do partido na TV", disse o parlamentar.

"Segue aberto, portanto, o diálogo com os presidentes do União Brasil, Luciano Bivar, e do PSDB, Bruno Araújo, como também com todos que queiram construir uma alternativa à polarização", concluiu.