rodolfo costa
| Foto:

O PSDB ficou de fora da Mesa Diretora do Senado, mas não vai ficar sem espaços. O senador Plínio Valério (PSDB-AM) vai ser o próximo ouvidor-geral da Casa. A expectativa inicial era de que o partido assumisse a 4ª Secretaria, mas o posto foi dado ao PDT.

Pelo critério de proporcionalidade partidária, a bancada tucana, o PSDB, que tem sete senadores, deveria ficar com a 4ª Secretaria. Havia até a previsão de que esse posto fosse entregue ao líder do partido, Roberto Rocha (MA). Mas a indicação foi dada a Valério, que declinou o posto para assumir a Ouvidoria, posto ocupado até então pelo senador Márcio Bittar (MDB-AC).

Além da escolha pessoal de Plínio Valério, outro motivo explica a ausência do PSDB da Mesa. "Essa questão da 4ª Secretaria [de entregar ao PDT] foi mais por uma questão de governabilidade mesmo", afirma à Gazeta do Povo o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

O senador lembra, também, que, na eleição para o presidente da Mesa, o PSDB liberou a bancada. "Isso muda a ocupação geral. Quando o partido fecha [com uma candidatura] é uma coisa, quando libera, é outra", diz Izalci.

Além da Ouvidoria, a bancada tucana também deve assumir alguma comissão permanente. Mas isso será uma discussão para a próxima semana. "Ainda teremos muitas conversas sobre as comissões, alguns pontos a serem ajustados", afirma Izalci.