urnas eletrônicas
Psol e Rede registraram no TSE um pedido para formar federação para as eleições deste ano.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

O Psol e a Rede Sustentabilidade protocolaram nesta terça-feira (24) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido para formar uma federação partidária. As legendas negociavam a aliança desde fevereiro. Em março, a Rede aprovou a federação por unanimidade. O Psol aprovou a possibilidade em março. O ministro Carlos Horbach será o relator do pedido.

A Corte eleitoral já recebeu outros dois pedidos para federação. O primeiro foi apresentado pelo PT, PCdoB e PV e será julgado nesta terça. O segundo ocorreu no último dia 11, quando PSDB e Cidadania formalizaram o pedido. Essas federações passarão a valer nas eleições deste ano, se o TSE deferir os pedidos até 31 de maio.

A Rede e o Psol afirmam no pedido de registro que representam uma aliança "antineoliberal, democrática, diversa para a construção de um país justo e sustentável". O comando da federação entre as siglas terá três órgãos: a assembleia geral, com 27 membros; as direções nacional, estadual e municipal; e o conselho fiscal.

O coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), Guilherme Boulos (Psol), foi escolhido para presidir a federação, e Heloísa Helena (Rede), será a vice. A cúpula deve permanecer a mesma até março de 2023.