A primeira presidente da federação será a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).
A primeira presidente da federação será a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).| Foto: Paula Zwicker/AI Geraldo Alckmin

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) a primeira federação partidária do país, formada por PT, PCdoB e PV. A junção das legendas, batizada de "Federação Brasil da Esperança", foi aprovada por unanimidade. O pedido havia sido protocolado na Corte eleitoral no dia 18 de abril. A federação exige uma atuação conjunta dos partidos em torno de um programa comum, como se fossem um só, por no mínimo quatro anos.

O relator do pedido, ministro Sérgio Banhos, afirmou que foram apresentados “todos os documentos” exigidos. A primeira presidente da Federação Brasil da Esperança será a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR). O mandato será de um ano, com rodízio entre os partidos, informou o Estadão. O TSE deve analisar mais dois pedidos para federações, um apresentado por PSDB e Cidadania, e outro por Psol e Rede Sustentabilidade.

O ministro Alexandre de Moraes, que presidirá a Corte eleitoral durante o período eleitoral, ressaltou que as federações partidárias são um “instrumento importante”. “Não é possível que o nosso sistema político-eleitoral permaneça com esse número excessivo de partidos políticos”, disse. Os ministros Carlos Horbach, Mauro Campbell Marques, Ricardo Lewandowski, Benedito Gonçalves e Edson Fachin, presidente do TSE, também votaram para conceder o registro.