Uma das tarefas que devem ser incorporadas na rotina é o fluxo de caixa, para saber de todas as entradas e saídas de dinheiro. Foto: Bigstock |  
Uma das tarefas que devem ser incorporadas na rotina é o fluxo de caixa, para saber de todas as entradas e saídas de dinheiro. Foto: Bigstock| Foto:  

Olá! 

O número de empreendedores no Brasil não para de crescer: em 2016, a cada 100 brasileiros, 20 estavam envolvidos com atividades empreendedoras em estágio inicial, o que equivale a mais de 48 milhões de pessoas, 36% da população, de acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship (GEM), realizada em parceria com o Sebrae e UFPR. 

Apesar da vontade de ter o próprio negócio povoar os sonhos de muitos brasileiros, a taxa de empreendedorismo por necessidade ainda é alta: segundo o Sebrae, 11,1 milhões de empresas foram criadas por necessidade nos últimos 3,5 anos no Brasil. “E aí a pessoa abre a empresa e não tem nenhuma ferramenta unificada que o ajude na gestão”, diz a gerente de contas do ContaAzul, Joice da Cunha – a empresa oferece uma plataforma de Gestão em Nuvem para pequenas empresas. Segundo ela, usar muitas ferramentas (como a plataforma do banco para as contas, planilhas de Excel para controle, entre outras) atrapalha e acaba gerando retrabalho. O ideal é que a empresa utilize softwares onde seja possível abrigar todas essas tarefas. 

“Às vezes, a desorganização vem pela falta de conhecimento e também de gosto: o empreendedor gosta da outra parte, de vender, de fazer o produto, e não da gestão. E a consequência da má gestão é o fechamento da empresa. Por isso, nosso objetivo é cuidar dessa parte para que ele tenha tempo de fazer o que gosta” 

Joice Cunha, gerente de contas do ContaAzul 

Erros 

Abrir o negócio “no susto” faz parte da realidade de pessoas que precisaram abrir um negócio para trabalhar. Porém, mesmo com a urgência, Joice indica algumas atitudes que aumentam as chances de sucesso, como pesquisa de mercado, aproximação de entidades especialistas na área e a ajuda de profissionais como um contador. Misturar o dinheiro da empresa com o pessoal é um dos erros mais comuns, fala a gerente. “Às vezes o microempresário começa sem estratégias e metas e isso é bastante prejudicial. É preciso saber qual é o objetivo da empresa” ensina Joice. 

Tarefa diária 

Para ter um bom controle financeiro, uma das tarefas que devem ser incorporadas diariamente na rotina é o fluxo de caixa, para saber de todas as entradas e saídas de dinheiro. Isso garante que o empresário identifique com facilidade erros que levem a perdas de recursos e possa traçar soluções antes de o problema se tornar irreversível. 

Obrigada e até a próxima dica ContaAzul!

Serviço 

A ContaAzul realiza no próximo dia 10, em Maringá e dia 22 em Londrina, o Dia D ContaAzul, evento para contadores que buscam atualização por conta das mudanças de mercado. A programação inclui palestras com nomes como Nelson Boing, Luiz Corrêa e Anderson Hernandes, autor de 10 livros, como “Marketing Contábil 2.0” e “Estratégias de Marketing para Empresas Contábeis”. O evento discutirá temas como: transformação no mercado contábil; como melhorar a produtividade da empresa de contabilidade; satisfação do cliente e valorização do contador; aquisição de novos clientes; e programa de contadores parceiros. A participação é gratuita. As inscrições podem ser feitas no endereço diadcontaazul.com.