• Carregando...
Último treino do Umuarama antes da final: time nunca foi campeão em casa. | Osmar Nunes
Último treino do Umuarama antes da final: time nunca foi campeão em casa.| Foto: Osmar Nunes

Duas equipes do Noroeste, Maringá e Umuarama, fazem hoje às 20h30 a segunda partida final do Campeonato Paranaense de Futsal. O jogo será no ginásio Amário Vieira, em Umuarama, e o time da casa tem a vantagem do empate para ser campeão, já que venceu a primeira fora de casa, sábado passado, por 4 a 2. Aos visitantes, resta vencer para provocar uma terceira partida.

Mas a missão é indigesta para o Maringá, que vai enfrentar um dos principais trunfos do Umuarama: a torcida, que sempre lota os 4 mil lugares do ginásio. Além disso, terá de quebrar a invencibilidade do time no Paranaense. Dos 16 jogos em casa, em 2008, o Naga/Zaeli/Penalty/Umuarama venceu 14 vezes e empatou 2. Será a quarta decisão seguida do time e a primeira em casa. Nas outras três, mais frustração do que alegria. Em 2005, perdeu para o Cascavel; em 2006, foi derrotado pelo Pato Branco; e, no ano passado, o título surgiu contra o Cascavel, em território inimigo.

Apesar da euforia da torcida local, o time prega cautela e respeito ao Maringá. O técnico Paulinho Cardoso comandou ontem à tarde o último treino antes da decisão de hoje e comemorou o fato de ter todo o elenco à disposição. Assim, poderá manter a mesma formação que vem iniciando os jogos decisivos: Jean, Júlio, Henrique, Roberto e Vítor. Marquinhos entra durante o jogo e fará a sua sétima final. É considerado o talismã do time, já que venceu as outras seis decisões.

Do outro lado, o técnico do Ciagym/Maringá, Adolpho Amorim, está confiante em provocar a terceira partida porque o time volta a jogar completo. Ele atribuiu a derrota no primeiro jogo aos desfalques do ala Butina (ex-Umuarama) e do pivô Alan, que cumpriram suspensão. Com a dupla, o técnico disse que poderá usar a estratégia de quatro por quatro, ou seja, troca os quatro jogadores de linha ao mesmo tempo após um determinado período. A estratégia deu certo nos jogos que eliminaram Londrina e Pato Branco. O Maringá busca o primeiro título no Paranaense. Em 2002, o time chegou a disputar uma final, mas perdeu para o São Miguel do Iguaçu.

Umuarama e Maringá jogaram uma vez na fase classificatória e o Umuarama venceu em casa por 2 a 1.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]