• Carregando...

Você já imaginou o que teria acontecido com o triângulo amoroso do filme Casablanca depois da frase "Isso é apenas o início de uma grande amizade"? Muito bem: Ilsa Lund (personagem vivida nas telas por Ingrid Bergman) voou de Casablanca para Lisboa e passou mais alguns anos na companhia de Victor Laszlo (interpretado por Paul Henreid) – vítima de enfisema por adquirir o letal hábito de fumar dois cigarros ao mesmo tempo, ainda mais os mata-ratos sem filtro daquela época –, trabalhou algum tempo na tradução de legendas para filmes da RTP e morreu, em 1961, na companhia do secretário-geral da ONU num acidente de avião na África Ocidental.

Já Rick Blaine (encarnado pelo carismático Humphrey Bogart), que ocultava um homossexual por baixo de todo o mau humor, olhar durão e zombaria com as mulheres, foi viver o resto dos dias em Marrakesh, na companhia do chefe da polícia do governo de Vichy no Marrocos, Louis Renault (papel de Claude Rains), mantendo até o fim a grande amizade anunciada ao término de Casablanca.

Pelo menos foi desta forma que o crítico de cinema e romancista inglês David Thomson explora um curioso universo em que os parâmetros entre o real e sua transfiguração artística deixam de existir. Ele foi o autor do livro Os suspeitos com 85 biografias imaginárias de personagens de 58 filmes realizados entre 1941 e 1981.

Dividido em verbetes com os nomes dos personagens, o livro, cujo destaque maior é a obsessiva troca de referências e citações, está sintomaticamente enquadrado na nomenclatura pós-moderna do verdadeiro painel noir dos Estados Unidos.

Inspirado na vida pós-filme dos personagens, enveredo pela vida pós-jogo dos jogadores em alguns de seus principais momentos no palco futebolístico.

Zico, por exemplo, depois do fracasso na partida com a Itália na Copa de 1982, poderia ter chegado ao almejado título se houvesse convertido o pênalti no jogo com a França na Copa de 1986. E se Zico fosse vitorioso, tanto quanto Falcão, Cerezo, Júnior, Sócrates e outros daquela brilhante geração, Maradona ficaria sem o título de campeão mundial. Ou poderia ser mudado o enredo da finalíssima da Copa de 1990 quando a Alemanha venceu a Argentina? Cada torcedor pode exercitar a imaginação e encontrar outros resultados de jogos que entraram para a história sem final feliz.

EFABULATIVO: Após as exaustivas sessões no STJD durante o julgamento do Mensalão e as já antológicas refregas com o revisor Ricardo Lewandowski, o ministro relator Joaquim Barbosa viajou para a Alemanha dando continuidade ao seu tratamento de saúde. Ele nem bem se refestelou na poltrona da classe executiva do avião da Lufthansa e a aeromoça lhe ofereceu o principal jornal alemão do dia anterior com a manchete: "Borussia derrotou o Real Madrid com gol decisivo de Lewandowski!".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]