• Carregando...

No dia 13 de julho, as atenções estarão voltadas para a cerimônia de abertura do Pan. Que é um estrangeiro que comanda esta festa, todo mundo sabe. Mas dois brasileiros de primeira estão por trás de toda essa superprodução.

Renato Vieira e Carlota Portella são alguns dos grandes nomes envolvidos no projeto coreográfico. O GloboEsporte.com bateu um papo com eles e antecipa alguns dos detalhes do espetáculo.

Os dois não se encontram, muito menos sabem a coreografia um do outro. Esse é um dos motivos que ajudam a manter o segredo. Eles assinaram termo que os impede de revelar detalhes da cerimônia. Pelo que dá para entender, poderão até pagar multa caso falem demais.

Quando o assunto é a participação dos voluntários, têm a mesma opinião. Para eles, os bailarinos, profissionais ou não, escolhidos por meio de audição para participar da festa estão muito bem preparados para fazer a galera vibrar.

Números de capoeiras e acrobacias farão parte da festa

Carlota diz que lhe deram liberdade para coreografar. Com vivência no mundo do jazz, não é difícil perceber que os passos farão parte de sua coreografia. Renato afirma que eles receberam um roteiro de trabalho.

- Cada um trata de um segmento. No meu, especificamente, haverá uma referência ao sol. – ressalta Renato.

O coreógrafo dá a entender ainda que haverá acrobacias, números de circo e capoeiras em cena. Elementos da terra e da natureza, incluindo manguezais, serão retratados.

Carlota diz que sua coreografia tem média de seis minutos. Ao ser perguntada sobre ritmos, arrisca dizer que a organização quer passar a idéia da pluralidade cultural do Brasil.

- Não acredito que a concepção seja só de samba, por exemplo. Tem muita coisa que também pode ser explorada. Eles querem dar uma visão de Brasil, e não pegar enfoque só no Rio de Janeiro – afirma a coreógrafa.

Renato também pensa assim. Para ele, a dança contemporânea também terá um grande espaço na festa. Apesar disso, acredita que carros alegóricos e fogos de artifício também vão ajudar a compor a festa. Pista de músicas e figurinos da cerimônia Alguns figurinos já estão sendo utilizados nos ensaios para ajudar no andamento da coreografia. Os ensaios estão sendo feitos há mais de um mês, pelo menos três vezes por semana, quatro horas por dia.

Coréografos e músicos se acertaram quando o assunto foi a trilha da festa, que deverá seguir a linha da música popular brasileira.

Carlota é fã de Chico Buarque e Elis Regina. Quem sabe aí não está uma pista da trilha das coreografias. A inspiração também pode vir pelo esporte. Carlota foi jogadora de vôlei e golfe. O que aumenta as chances de as coreografias fazerem alguma referência ao vôlei. Ainda mais que ela é fã de carteirinha de Giba.

Renato, que pratica natação e adora futebol, poderá lançar em seu segmento referências à ginástica. O coreógrafo admira muito Diego Hypolito. Com a dança e o esporte unidos em prol do Pan do Rio, é esperar para ver o sucesso da cerimônia e dos atletas do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]