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O curitibano Augusto Farfus Júnior esteve próximo de ser o maior pontuador na estréia do World Touring Car Championship (WTCC) no Brasil, ontem, no Autódromo Internacional de Curitiba. O piloto terminou em terceiro na primeira corrida e quando ocupava a quarta colocação na segunda foi tocado pelo sueco Rickard Rydell, dando adeus à chance da vitória em casa. As 10 mil pessoas que foram ao circuito Raul Boesel viram uma intensa disputa em duas provas de quase meia hora e muitos acidentes – especialmente na bateria final.

Largando na pole, Farfus conseguiu segurar os cinco Seat que seguiam seu Alfa Romeo por 10 das 16 voltas da disputa inicial. Entretanto, o melhor acerto da montadora espanhola fez a diferença. Jordi Gené, da Espanha, e Peter Terting, da Inglaterra, ultrapassaram o paranaense e garantiram as duas primeiras posições.

"Desde a largada procurei andar forte. Segurei os carros da Seat até onde deu, mas chegou um momento que ficou impossível. Os 40 quilos de peso do regulamento me atrapalharam no fim da primeira corrida", lamentou ele, que andou mais pesado em virtude do regulamento que distribui peso conforme os pilotos somam pontos nas etapas anteriores.

Na segunda prova, as posições de chegada dos oito primeiros do grid se invertem, aumentando o equilíbrio e a emoção da disputa. Com isso, Farfus largou em sexto e logo pulou para quarto. Ele só não contava com o toque de Rydell, que arrancou seu pára-choque e o tirou da corrida.

"Estávamos brigando pelas posições muito próximos um do outro em uma fila indiana. Ele (Rydell) tentou me passar, acabou me tocando e a minha corrida terminou ali", diz o brasileiro.

Estrategista

O maior vencedor do dia foi o inglês Andy Priaulx, que fez só um ponto na bateria inicial, mas venceu a seguinte e se isolou na liderança do campeonato – 44 pontos contra 41 do seu compatriota James Thompson.

Com uma estratégia bem definida desde a classificação, Priaulx – atual campeão da categoria – soube se aproveitar da inversão no grid entre as duas baterias e ganhou a segunda de ponta a ponta.

"A segunda corrida foi mais difícil por causa das duas entradas do Safety Car. Quando eu abria vantagem tinha de emparelhar novamente", explica ele, que cruzou a linha de chegada à frente dos italianos Giani Morbidelli e Alessandro Zanardi.

Zanardi foi a sensação do dia. O italiano largou em último (26.º) na primeira prova e chegou em décimo. Na segunda, partiu em décimo e terminou em terceiro.

"Fiquei realmente satisfeito com o meu desempenho nas duas provas. Mas só posso pedir desculpas à equipe (BMW) pelo erro estúpido que cometi no treino", afirma o piloto, que foi para o fim do grid por causa de um acidente do treino oficial que o deixou sem tempo.

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