• Carregando...

Weggis, Suíça – O festejado quadrado mágico da seleção brasileira volta a sair do papel hoje à tarde – após sete meses de muita badalação e apenas uma partida no cartel.

Desde o jogo contra a Venezuela (12/10/2005), Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Adriano e Ronaldo não atuam todos juntos. O reencontro será às 15h30 (de Brasília), contra o FC Lucerna, atual campeão da Série B suíça. O desafio ocorre no Estádio St. Jakobs, na Basiléia, com capacidade para 31 mil pessoas.

O confronto com os venezuelanos, válido pelas Eliminatórias, foi na verdade a única vez que o quarteto titular para a Copa esteve em campo durante as 48 exibições sob o atual comando do técnico Parreira.

Nos últimos três anos e meio, em apenas 12 oportunidades ele testou essa formação tática – mas com variações que incluíam Ricardo Oliveira e Robinho (lançado como titular em dez ocasiões). Foram sete vitórias, três empates e duas derrotas (66,6% de aproveitamento).

Dois agravantes

A falta de entrosamento dos "originais" carrega ainda os agravantes da má fase de Adriano e as seguidas lesões de Ronaldo. O atacante da Inter marcou apenas quatro gols em 23 confrontos neste ano. Já o jogador do Real Madrid saiu de cena dia 8 de abril, com problemas na coxa direita.

Na semana de trabalho em Weggis, ambos mostraram certa desenvoltura.

O Imperador chegou a dizer que estava recuperado emocionalmente da crise vivida no clube italiano. Já o Fenômeno se destacou no coletivo de sábado (balançou a rede duas vezes), assim como no jogo-treino com o sub-20 do Fluminense.

Mas o comandante do time nacional já demonstrou outra preocupação.

"Não podemos cair no 4–2–4. Dessa forma você não vai ganhar a Copa do Mundo. Não dá para ficar com quatro jogadores parados na frente", disse, possivelmente exigindo maior presença defensiva de Kaká e Ronaldinho.

Para ajustar essa deficiência, além do quase treino de logo mais, os pentacampeões terão ainda um compromisso com a Nova Zelândia, domingo, em Genebra. O adversário também não tem um retrospecto digno de ser rotulado como teste: foi eliminado pelas Ilhas Salomão na fase classificatória da Oceania visando ao Mundial. E chegou a perder para o arquipélago de Vanuatu.

Até as estrelas do quarteto se mostraram reticentes sobre o resultado prático da ousada estratégia. "Eu acho uma forma equilibrada (de armação). Agora, vamos ver até quando... É possível ocorrer mudanças até a final. Se não der certo desse jeito, tenta-se outro", analisa Kaká, um dos mais exigidos no trabalho de armação.

Com quatro homens de frente, a seleção fez 35 gols (2,9 por duelo) e sofreu 12 (1 a cada partida). Os índices – obtidos ao longo da Copa das Confederações, amistosos e Eliminatórias – devem ser reforçado nessa terça-feira, diante do frágil oponente suíço; assim como antes do embarque para a Alemanha, frente aos neozelandeses.

TV: FC Lucerna x Brasil, às 15h30, na Globo/RPC e Sportv.

* * * * * *

Na Basiléia

FC Lucerna x Brasil

FC LucernaZibung; Meyer, Dal Santo, Diethelm e Bader; Righetti, Schwegler, Andreoli e Mehmeti; Tchouga e Edi. Técnico: Tommy Wyss.

BrasilDida; Cafu, Lúcio, Juan e Roberto Carlos; Emerson, Zé Roberto, Kaká e Ronaldinho Gaúcho; Ronaldo e Adriano. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

Estádio: St. Jakob Park. Horário: 15h30 (de Brasília). Árbitro: não divulgado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]