• Carregando...
 |
| Foto:

Jogadores e treinadores não cansam de dizer que jogos de futebol são decididos em detalhes. Uma falha aqui, uma jogada ensaiada ali, um ponto fraco ou uma virtude do adversário, tudo é usado pelas comissões técnicas para antever e imaginar o que será encontrado em campo. No caso do clássico decisivo de hoje, Atlético e Coritiba vão explorar no rival os buracos no setor defensivo que, coincidentemente, são muito semelhantes.

O segredo para chegar às redes do Rubro-Negro e do Alviverde passa, quase que exclusivamente, pela necessidade de entrar na grande área adversária. É nessa região do campo que as duas equipes sofreram o maior número de tentos na temporada. Além disso, o dono da casa pode aproveitar os espaços deixados na entrada da área para forçar os arremates de longa distância.

Outro aspecto sempre levantado pelos técnicos e cornetas de plantão são as jogadas de bola parada. Faltas em direção ao gol, levantamentos na área e escanteios são fundamentais para definir o rumo de uma partida. Para o Atletiba, estão todos muito próximos, apesar de que 26,3% dos gols sofridos pelo Coritiba foram originados de cobranças de corner. Por outro lado, o Atlético só cedeu tentos de escanteios em duas oportunidades, ambas ainda no 1.º turno do Paranaense.

Se o caminho para o Atlético indica ser com tiros de fora e jogadas de canto, o Coritiba pode aproveitar a falha na marcação nas pontas, de onde saem levantamentos para 40,6% dos gols que o Rubro-Negro levou, principalmente do lado direito do ataque Alviverde. Justa­men­te um ponto forte de Marcos Aurélio e Rafinha, que usam velocidade pelas pontas.

Independentemente da origem das jogadas, o Rubro-Negro precisa resolver o setor defensivo como um todo, ainda mais diante do ataque mais positivo do campeonato. Em 11 jogos, o Atlético tomou dois ou mais gols, inclusive quatro do rival do Alto da Glória. No ano, apenas em cinco partidas saiu com a portaria zerada. O Coritiba é o oposto perfeito. No total, foram 11 confrontos sem a meta vazada e cinco em que sofreu mais de um gol, nunca passando de dois.

Ao vivo

Atlético x Coritiba, às 16 horas, na Rádio 98 FM (98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/esportes).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]