• Carregando...

A Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira (27) o descredenciamento do Ladetec, único laboratório brasileiro que tinha aprovação para fazer exames. No último dia 8, o local, que fica no Rio de Janeiro, já havia sido suspenso pelo organismo internacional.

A Wada alegou que "repetidas falhas" do Ladetec em testes antidoping provocaram a decisão, tomada nesta terça pelo Comitê Executivo da entidade, menos de dez meses antes do início da Copa do Mundo de 2014 e a três anos da Olimpíada do Rio.

A Wada informou que o Ladetec ainda pode apelar contra a decisão na Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês), dentro de um prazo de 21 dias, antes que a revogação do credenciamento entre em vigor a partir de 25 de setembro.

Suspenso desde o último dia 8, o laboratório não teve as "falhas" especificadas pela Wada, mas essa foi a terceira punição aplicada ao Ladetec em um pouco mais de um ano. Antes da recente suspensão de agosto, em abril de 2012 já havia sido proibido de realizar exames de IRMS (espectrômetro de massas de medidas de relações isotópicas), um dos testes mais avançados para detectar substâncias proibidas.

A primeira punição foi por causa da falha no teste de Pedro Solberg, jogador brasileiro de vôlei de praia flagrado em exame realizado em 2011. Após a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) protestar contra o resultado que apontou doping do atleta, o Ladetec refez o mesmo, que deu resultado negativo. Desta forma, Solberg acabou absolvido da acusação de doping.

O Ladetec seria o responsável por analisar todas as amostras dos jogadores que participarão da Copa do Mundo de 2014. Ao descredenciar o laboratório, a Wada apontou, por meio de nota oficial, que a punição ocorreu "devido a não conformidade com o Padrão Internacional para Laboratórios e os documentos técnicos relacionados".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]