• Carregando...

Jônatas, Morais e Marcelo estão muito perto de ir para a Europa. E não é só para o amistoso da seleção brasileira contra a Noruega, dia 15, em Oslo. Os três jovens talentos, convocados por Dunga para defender a amarelinha pela primeira vez, já são o oásis de empresários e clubes, que vêem a oportunidade de equilibrar as contas na venda dos verdadeiros diamantes feitos em casa.

Aos 24 anos, Jônatas, do Flamengo, deve ser um dos primeiros a deixar o Brasil. Apesar de ainda não haver proposta, os próprios dirigentes não acreditam em vida longa para o jogador na Gávea.

- O futebol é muito dinâmico. Já tivemos uma grande equipe (na década de 80) e a mantivemos por dez anos. Mas hoje, o jogador fica mexido com o interesse e é difícil mantê-los. Estamos preparados para qualquer eventual proposta, mas não recebemos nada ainda - garantiu o vice-presidente de futebol, Kléber Leite.

- A convocação valoriza, mas ele não tem proposta oficial. A multa é abaixo de R$ 5 milhões e quem pagar a multa rescisória leva o jogador. Antes da Copa, alguns clubes sondaram o jogador, mas as sondagens não viraram propostas oficiais. Ele permanece no Flamengo - afirma o empresário Eduardo Uram, que está na Europa.

O tricolor Marcelo, de 18 anos, nem bem saiu das divisões de base e já está na mira de diversos clubes europeus. Seu empresário não tem o menor pudor em dizer que o melhor caminho para o jogador realmente é se aventurar nos ares do Velho Mundo.

- Marcelo já vem recebendo sondagens e propostas desde que subiu aos profissionais. Fui procurado por dirigentes do Hamburgo (Alemanha) e do CSKA (Rússia) e, indo para a seleção principal, sua visibilidade aumenta muito. Acho que ele já está pronto para ir jogar na Europa, cada jogador tem seu tempo, mas ele tem uma cabeça legal, é muito equilibrado, tem boa estrutura emocional. O Carlos Alberto (também cria do Flu, hoje no Corinthians), que é meu jogador, foi com 18 anos e ganhou vários títulos no Porto. Foi ótimo para ele ter saído cedo - afirma Richard Alda, que está com Marcelo há dois anos. Os dirigentes do Flu não divergem.

- Já recebemos muitas sonsagens sobre o Marcelo, mas tudo na base da conversa. Até agora não houve nenhuma proposta concreta. Nosso desejo é permanecer com ele, mas tem um limite para isto. Qualquer clube que chegar aqui e pagar a multa rescisória leva o Marcelo. Ele tem contrato até 2009 e a multa gira em torno de oito milhões de euros, mas este valor aumenta com as convocações, assim como seu o salário. Ele já ganhou aumento - afirma Paulo Bhering, coordenador de futebol do Flu.

No caso de Morais, do Vasco, as negociações para uma transferência estão em pauta há algumas semanas. O jogador, de 22 anos, recebeu proposta dos espanhóis do Gimnástic de Tarragona, recém-promovido à Primeira Divisão da Espanha. O compromisso com o Vasco vai até fevereiro de 2008, com multa rescisória estipulada em 9 milhões de euros (R$ 25 milhões, aproximadamente). O meia ainda deverá receber um reajuste salarial, que aumentará o valor de seus direitos federativos.

Segundo dirigentes cruzmaltinos, a venda do jogador seria a salvação para os dois meses de salários atrasados no clube. O Vasco recusou a proposta de empréstimo e espera negociar o jogador por um preço, ao menos, próximo ao de sua multa.

A asfixia financeira dos clubes faz com que a televisão seja a única forma de o brasileiro acompanhar seus craques. Exibir diamantes é para quem compra, não para quem descobre.

INTERATIVIDADE

Você gostou dos nomes chamados por Dunga na sua 1.ª convocação? Quem não foi chamado, mas deveria ter sido? Dê a sua opinião!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]