• Carregando...

Usain Bolt, 21 anos, não foi só o quinto velocista a bater o recorde mundial em uma final olímpica dos 100 m. Seu triunfo na pista do Ninho de Pássaro abre uma nova perspectiva para a prova mais nobre do atletismo.

O jamaicano, de 1,96 m e 86 kg, possui porte físico mais próximo ao de um jogador de basquete, mas mostrou que isso pode ajudar em corrida curta. Até então, imaginava-se que um atleta tão alto não conseguiria aceleração rápida o suficiente para triunfar nos 100 m, já que seu físico destoa de outros destaques da prova.

Carl Lewis, um dos mitos dos 100 m, no auge da forma, possuía 1,80 m e 80 kg. Powell, o mais rápido do mundo até o aparecimento do compatriota, tem 1,90 m e 88 kg. "Todo mundo acha que os velocistas têm que ser mais baixos. O Usain está mostrando que isso pode não ser verdade’’, destacou Richard Thompson, vice-campeão olímpico.

Análise semelhante teve o norte-americano Walter Dix, medalha de bronze ontem. "Os primeiros 40 metros dele são sensacionais. Deve ser devido à sua envergadura privilegiada’’, analisou o atleta.

O físico fez Bolt sobrar na pista. Apesar de ter tido a segunda reação mais lenta na largada – 0s165 –, o jamaicano passou à frente de seus concorrentes ainda na primeira metade da prova, festejando o triunfo antes da linha de chegada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]