• Carregando...
André Lima: gol histórico na Arena. | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
André Lima: gol histórico na Arena.| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

O fim do Campeonato Brasileiro, há uma semana, fez o Grêmio treinar quase em ritmo de férias para a inauguração da sua Arena, na noite deste sábado (8). A única exigência do técnico Vanderlei Luxemburgo foi de que um jogador tricolor marcasse o primeiro gol do novo estádio. Demorou apenas nove minutos para André Lima atender o pedido do treinador e entrar para a história do clube.

"Era importante nós ganharmos para marcar a estréia e o primeiro gol ser de um jogador do Grêmio. Essa semana foi mais largada, não tivemos treinamento forte. A única cobrança forte que eu fiz foi de que o gol inaugural tinha de ser de um jogador nosso", afirmou Luxemburgo na coletiva pós-jogo.

Substituído no intervalo, André Lima afirmou ter se preparado para marcar o gol, a ponto de prometê-lo antes da partida. "Na concentração, gravei um vídeo dizendo que faria o gol. Entrei para a história do clube", afirmou.

Único personagem da partida na coletiva, Luxemburgo chamou a festa inaugural de grandiosa e disse que o bonito e moderno estádio do Grêmio se equipara a grandes palcos do mundo. Porém, também destacou um efeito colateral da Arena, com o torcedor a apenas 10 metros do gramado: a pressão sobre os jogadores.

"A arquibancada é muito próxima do campo, passa o eco. A torcida vai ajudar bastante, mas tem de ter personalidade pra jogar aqui. Tem de ser jogador que não se assuste, não tenha medo de errar, que chame o torcedor pro seu lado", disse o treinador, que ainda destacou a necessidade de equilibrar a exigência de vencer com a preocupação em não machucar jogadores. "Tenho de jogar aqui, ganhar o jogo, deixar o torcedor satisfeito e pensar na competição do ano que vem. Por isso desestruturei a equipe com as substituições", explicou.

Terceiro colocado no Brasileiro, o Grêmio entra no mata-mata de primeira fase da Libertadores, precisando vencer para avançar à chave de grupos. A Conmebol ainda não definiu adversário e datas, mas é possível que a estréia na competição continental seja o primeiro jogo oficial do clube na Arena. Antes, no dia 18 deste mês, o estádio abrigará o Jogo Contra a Pobreza, entre os times de Ronaldo e Zidane.

* O jornalista viaja a convite da Arena Porto-Alegrense

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]