• Carregando...
Marcelo Oliveira faz sinal de positivo: Coritiba quer manter a boa fase na Copa do Brasil | Fotos: Walter Alves/ Gazeta do Povo
Marcelo Oliveira faz sinal de positivo: Coritiba quer manter a boa fase na Copa do Brasil| Foto: Fotos: Walter Alves/ Gazeta do Povo

Ypiranga x Coritiba

Erechim, 19h30

Ypiranga: Bruno Grassi; Thiago, Glauco, Matheus e Cristiano; Victor Hugo, Pansera, Emerson (Giovani) e Gilvan; Cleiton e Pereira. Técnico: Agenor Piccinin.

Coritiba: Édson Bastos; Jonas, Pereira, Emerson e Eltinho; Leandro Donizete, Léo Gago, Rafinha, Davi e Marcos Aurélio; Bill. Técnico: Marcelo Oliveira.

Estádio: Colosso da Lagoa. Árbitro: Célio Amorim (SC). Auxs.: Angelo Becchi (SC) e Claudemir Mafessoni (SC).

Adversário

Ypiranga confia no fator casa

O fator casa é a aposta do Ypiranga na estreia da Copa do Brasil hoje, contra o Coritiba. O time gaúcho, que ainda não perdeu como mandante no Estadual, pode até ser derrotado por um gol de diferença para cumprir seu primeiro objetivo e levar a decisão da vaga para a segunda partida, na próxima semana (24/2), no Couto Pereira.

Disputando a competição nacional pela segunda vez – foi eliminada pelo Avaí na primeira fase do torneio em 2010 –, a equipe do técnico Agenor Piccinin, treinador com passagem por diversos clubes do interior do Paraná, espera repetir os bons resultados que o garantiram nas quartas de final do Gauchão. No Estádio Colosso da Lagoa, a equipe triunfou três vezes, além de arrancar um empate do time misto do Grêmio.

O Canarinho, apelido do clube fundado em 1924, contudo, terá de corrigir um problema que pode comprometer o objetivo de viajar à capital paranaense: a fragilidade defensiva. Nos últimos quatro jogos o time sofreu 10 gols de um total de 13 na temporada.

Mesmo diante de um ataque poderoso, o diretor de futebol do Ypiranga, Paulo Sérgio Poletto, segue confiante. "Temos um time experiente, de boa faixa etária, e de muita força e estatura. Fisicamente, estamos muito bem", destacou o dirigente. "Os jogadores estão concentrados, assistindo às fitas e conhecendo melhor o Coritiba. Cada um tem seu sonho, e nós temos de sonhar alto", emendou Poletto, que no início da década de 80 chegou a treinar Atlético e Coritiba.

  • Veja o caminho do Coritiba na Copa do Brasil

Três dias separam os dois jogos mais importantes do Coritiba até aqui neste início de temporada. Hoje, às 19h30, contra o Ypiranga, em Erechim, no Rio Grande do Sul, o Alviverde estreia na Copa do Bra­­sil. Uma vitória por dois gols de diferença classifica a equipe de Marcelo Oliveira para a segunda fase do torneio nacional, que dá ao vencedor um lugar na Libertadores da América de 2011.

É na partida de domingo, porém, que a cabeça dos jogadores realmente está. O clássico contra o Atlético, no Couto Pereira, pode garantir, além do título do primeiro turno, vaga na decisão do Para­­naense, manutenção da invencibilidade e extensão do momento tranquilo pelo qual passa o clube.

Como basta um empate no Atletiba para tudo isso se concretizar, o próprio treinador admite a dificuldade em apagar, nem que seja temporariamente, o Rubro-Negro da memória dos atletas.

"A gente tem de, pelo menos, tentar esquecer o clássico um pouquinho, se é que é possível", disse Oliveira. "O jogador vivencia muito isso [o confronto com o rival]. Temos de focar todas as nossas energias no Ypiranga. Essa competição é de suma importância para o Coritiba", afirmou o treinador, antes da viagem ao interior gaúcho. Na última edição da Copa do Brasil, o Coxa foi eliminado pelo Avaí ainda na segunda fase.

O discurso dos jogadores é uníssono, mas difícil de acreditar. Eles dizem que o pensamento do elenco, por enquanto, está somente no Canarinho – apelido do adversário de hoje. No entanto, as palavras só valerão se um bom resultado estiver na bagagem no retorno a Curitiba.

"Se der para eliminar a segunda partida é melhor", cravou o goleiro Édson Bastos, que não escondeu sua preocupação com o Para­­naen­­se. "Sabemos que eles [Ypiranga] estão motivados, mas temos de impor nosso futebol. Aí o resultado vem naturalmente", disse o meia Davi, que também não ne­­gou a ansiedade pelo clássico. "Que­­remos fazer um bom jogo para ter mais tranquilidade no domingo."

Por falar no arquirrival, o Colosso da Lagoa, estádio da estreia na Copa do Brasil, traz boas recordações para os coxas. Foi lá, diante de um rebaixado Grêmio, que o Atlético cedeu o empate após estar vencendo por 3 a 0, e começou a perder o título brasileiro de 2004. A meta alviverde é evitar que uma zebra dessas se repita. É claro, sem esquecer que logo poderá se concentrar exclusivamente no Rubro-Negro.

Ao vivo

Ypiranga x Coritiba, às 19h30, no SporTV, 98 FM (98,9) e no tempo real da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]