• Carregando...
Cristiane, do Santos, recebe marcação cerrada na eliminação do time paulista | Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC
Cristiane, do Santos, recebe marcação cerrada na eliminação do time paulista| Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC

Classificado à fase semifinal da Copa do Brasil de futebol feminino, o Foz Cataratas rechaça o rótulo de zebra da competição. A equipe da fronteira eliminou o favoritíssimo e atual bicampeão Santos – da atacante Cristiane, estrela da seleção brasileira – com uma vitória fora de casa (na Arena Barueri) por 1 a 0, na noite de quinta-feira.

O representante paranaense foi formado em fevereiro deste ano e conquistou o Estadual para ficar com a vaga no torneio nacional – classificatório para a Libertadores. Apesar de pouco alarde, o time de Foz do Iguaçu conta com jogadoras da seleção em três categorias – adulta, sub-18 e sub-17.

"Nossa equipe é muito forte. Não foi surpresa o resultado. Agora, com certeza, vamos de fato brigar pelo título", assegura o técnico Gezi Damasceno.

Contra as Sereias da Vila – que estreiam hoje na Liberta­do­res 2010, contra o Caracas-VEN, novamente em Barueri, tentando o bicampeonato –, as meninas da fronteira empataram por 1 a 1 em casa antes de a zagueira e capitã Ester marcar o gol da classificação no duelo de volta. O próximo adversário sairá de um sorteio a ser realizado pela CBF após o encerramento da etapa de quartas de final, que ocorre no próximo dia 7. "O trabalho foi feito para chegarmos às fi­­nais. As meninas que estão em Foz têm muita qualidade. Algumas já jogaram no próprio Santos", diz Damasceno.

Apesar de representar o es­­tado, o Foz tem poucas jogadoras paranaenses. Em um elenco de 23 atletas, três são da pró­­­­pria cidade, mais a curitibana Daiane Moretti, de 22 anos, meia da seleção brasileira.

A falta de identificação re­­gional do time não é por acaso. A equipe pertence a um grupo paulista e tem a participação do narrador esportivo Luciano do Valle na diretoria.

Aproveitando-se de sua popularidade, ele atrai os pa­­trocinadores para arcar com o investimento de aproximadamente R$ 200 mil mensais na equipe. Entre os apoiadores estão as estatais Caixa Econô­­mica Federal e Itaipu.

Com uma diferença de valores astronômica para os outros participantes do Estadual, o clube da fronteira não teve dificuldades para faturar o torneio (disputado entre junho e julho). O fato gerou a revolta dos adversários – que também alegavam que a Federação Paranaense de Futebol permitiu a inscrição do novo clube fora do prazo – e culminou com o fim do futebol feminino do Novo Mundo, de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]