• Carregando...
Rosilete dos Santos crava 52 kg na pesagem oficial de ontem | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Rosilete dos Santos crava 52 kg na pesagem oficial de ontem| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Rosilete dos Santos sobe hoje ao ringue para o maior desafio da carreira. A favor, o fator casa. A unificação dos títulos da Women’s International Boxing Association (Wiba) e da World Pugilist Commission (WPC) será às 20h30, no Ginásio Ney Braga, em São José dos Pinhais, onde ela mora e treina.

"A ansiedade é grande. Mas lutar no meu reduto é muito melhor", defende a atleta, que terá pela frente a colombiana Paulina Cardona, de 22 anos, 15 mais nova.

"Ela é mais jovem, mais rápida e anda muito durante a luta. Me preparei para enfrentar esse desgaste. Foi importante trabalhar bastante a parte física para evitar o cansaço", contou a atleta, confiante na maior experiência diante da oponente.

Paulina Cardona também é campeã mundial na categoria supergalo pela Universal Boxing Council (UBC) e possui em seu cartel 19 vitórias (7 por nocaute), 9 derrotas e 4 empates. Rosilete ostenta 24 vitórias (14 por nocaute) e 5 derrotas – entre o peso galo (53,5 kg) e o supermosca (52,180 kg), categoria que pretende adotar.

"Primeiro foi feito o trabalho de força, depois o giro e a mobilidade. Mas o mais complicado foi perder peso. Minha maior adversária é sempre a balança", afirmou Rosilete. Ela precisou perder cinco quilos em um mês até a pesagem de ontem, na qual cravou 52 kg, graças ao intenso trabalho físico conduzido pela preparadora Bia Ramos.

Na parte técnica, além do trabalho com o ex-pugilista, treinador e marido, Macaris do Livra­­mento, Rosilete contou com a parceria de Miguel de Oliveira, ex-campeão mundial e treinador de nomes como Adilson Maguila Rodrigues e Duda Yankovich – sérvia radicada no Brasil, um dos maiores nomes do boxe feminino.

Oliveira é um dos quatro brasileiros a conquistar um cinturão mundial de uma grande entidade como lutador: foi campeão médio-ligeiro (69,9 kg) pelo Conselho Mundial de Boxe (CMB), em 1975, e confia em um bom desempenho da paranaense hoje.

Ao Vivo

Boxe feminino: Rosilete dos Santos x Paulina Cardona, às 20h30, na ÓTV.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]