• Carregando...

Representantes dos 12 clubes que disputarão o Campeonato Paranaense de 2013 vão se reunir nesta quarta-feira (17) na Federação Paranaense de Futebol (FPF) para definir o formato da disputa. O Arbitral convocado pela FPF irá avaliar as propostas e definir o funcionamento da competição na próxima temporada.

O encontro poderá modificar o atual sistema de pontos corridos, que vigora desde 2011. Essa alteração é prevista pelo Estatuto do Torcedor, que permite mudanças após dois anos de vigência. Os clubes que estarão presentes no Arbitral são Arapongas, Atlético, Cianorte, Paranavaí, Coritiba, J. Malucelli (ex-Corinthians-PR), Londrina, Nacional, Operário, Paraná, Rio Branco e Toledo.

A principal sugestão enviada à FPF foi elaborada pela RPCTV, que negocia com os clubes os direitos de transmissão dos jogos em 2013. A sugestão é de que o Paranaense retomasse o formato de grupos, mas com novas diretrizes, semelhante ao estilo do Campeonato Carioca, em que os campeões de cada turno disputam a final.

Se essa mudança for aceita, a disputa usaria 21 das 23 datas disponibilizadas pela CBF para os estaduais e extinguiria as decisões por pênaltis.

Para o primeiro turno, as equipes seriam divididas em dois grupos de seis, determinados pela classificação do campeonato desse ano. Nessa fase, os times de cada chave jogam entre si. Os dois melhores classificados disputam a semifinal em duas partidas: o primeiro do Grupo A enfrenta o segundo do Grupo B e vice-versa.

Os mandos de campo dos segundos jogos e as vantagens de dois empates, ou uma derrota e uma vitória com a mesma diferença de gols, ficam para o primeiro colocado de cada grupo.

A final da primeira etapa acontece também em duas partidas. As mesmas vantagens de mando e placar são dadas à equipe que conquistar a maior pontuação, somando as semifinais.

O segundo turno tem a mesma divisão de equipes e o mesmo procedimento na realização dos jogos finais. A diferença para a primeira fase é que os clubes do Grupo A passam a enfrentar os do Grupo B.

A decisão do campeonato aconteceria em duas disputas. Quem tiver feito mais pontos em toda a competição, inclusive semifinais e finais de turnos, joga novamente por dois empates, ou por uma vitória e uma derrota com a mesma diferença de gols, e faz o segundo jogo em casa. No caso do mesmo clube ser o campeão das duas etapas, este será declarado campeão paranaense de 2013.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]