• Carregando...
Esquiva Falcão comemora a medalha de prata: feito histórico no boxe | Damir Sagolj/ Reuters
Esquiva Falcão comemora a medalha de prata: feito histórico no boxe| Foto: Damir Sagolj/ Reuters

O árbitro polonês Mariusz Gorny admitiu que teve influência no resultado da final olímpica da categoria até 75 kg, nos Jogos Olímpicos de Londres. Gorny foi o árbitro principal na final entre Esquiva Falcão e o japonês Ryota Murata, que deu ao brasileiro a medalha de prata.

O polonês reconheceu ao oficial brasileiro Jones Kennedy que a punição de dois pontos aplicada a Esquiva Falcão foi o fator determinante na derrota do pugilista, que perdeu por 14 a 13 para Murata. Esquiva foi punido por excesso de contato físico com o japonês.

Segundo Kennedy, após a final Gorny disse que pensou que Esquiva estivesse vencendo a luta por quatro pontos, e que a punição não influenciaria no resultado.

A Associação Internacional de Boxe (Aiba) rebaixou a posição do árbitro polonês no ranking após a Olimpíada. Ele caiu da terceira para a nona posição.

Mesmo com a derrota, a medalha de prata conquistada por Esquiva Falcão marcou a maior conquista do boxe brasileiro na história das Olimpíadas.

Depois do bronze do boxeador Servílio de Oliveira, na Olimpíada do México, em 1968, o Brasil voltou a conquistar medalhas no boxe apenas em 2012. Além de Esquiva, seu irmão Yamaguchi Falcão e Adriana Araújo também ganharam medalhas de bronze.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]