• Carregando...
Galatto foi fundamental para o Atlético no Brasileiro do ano passado, mas tem sido instável na atual temporada. Camisa 1 ainda tem crédito com Geninho | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Galatto foi fundamental para o Atlético no Brasileiro do ano passado, mas tem sido instável na atual temporada. Camisa 1 ainda tem crédito com Geninho| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Reservas esvaziam rodada com duelos entre campeões estaduais

Três confrontos entre times que acabaram de se sagrar campeões estaduais são o destaque de hoje, no complemento da primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Quatro deles se apresentam para à disputa como candidato ao título, depois de vencer os regionais mais tradicionais, enquanto os rubro-negros Atlético e Vitória querem dar um passo adiante em relação aos últimos anos e brigar, no mínimo, por uma vaga na Libertadores.

Leia a matéria completa

Carpegiani poupa Ramon

Jogador do Atlético em 2007, o meia Ramon será o único desfalque na partida de hoje, na Arena. O técnico Paulo César Carpegiani está preocupado com seu desgaste pela série de viagens e jogos e pretende poupá-lo para o confronto com o Vasco, quarta-feira, pela Copa do Brasil. Para evitar o desgaste do time, o treinador irá escalar três zagueiros e deixar apenas o goleador Neto Baiano no ataque.

Galatto assume apenas o erro no Atletiba

O goleiro Galatto não acha que tenha falhado nos jogos do Atlético contra o Corinthians, pela Copa do Brasil. O camisa 1 foi criticado no lance do primeiro gol corintiano em Curitiba (cobrança de falta de Cristian) e pela bola na rede de Ronaldo que abriu o placar no jogo de volta. O único erro recente admitido pelo arqueiro foi no Atletiba, quando Marcelinho Paraíba acertou um chute de primeira e a bola passou por baixo do corpo do atleticano.

Leia a matéria completa

O Atlético estreia hoje no Campeonato Brasileiro sabendo que o aproveitamento em casa é o seu principal trunfo para uma boa campanha. A partir do duelo com o Vitória, às 16 horas, na Arena, o Rubro-Negro espera colocar em prática a receita de não deixar pontos como mandante pelo caminho para evitar o susto do ano passado. Só escapou da degola na última rodada.

Para tanto, o Furacão conta com uma equipe recheada de jovens (o titular mais velho é o meia Marcinho, de 28 anos). As apostas do clube são as revelações das categorias de base e a manutenção da base campeã paranaense. Reforços de peso estão descartados pela delicada situação financeira na Baixada.

"Perdemos muitos pontos em casa no ano passado. No final dos jogos ocorriam vacilos e agora tem de ser bem diferente. Estamos concentrados para começar muito bem", afirma o zagueiro Rhodolfo, de 22 anos, que completará 100 jogos pelo Rubro-Negro frente ao Leão baiano.

O desperdício como mandante fica evidente nas estatísticas. Na Arena, pelo Brasileiro-2008, foram dez vitórias, seis empates e três derrotas. O aproveitamento ficou em 63%.

"Não podemos deixar para o fim do campeonato. Vamos focados em conquistar objetivos na parte de cima da tabela", alerta o goleiro Galatto.

Ao contrário de 2008, para ir bem na competição os atleticanos esperam não ver seguidas trocas de técnico no comando da equipe. No último Nacional, Ney Franco, Mário Sérgio, o interino Cleocir Santos, Roberto Fernandes e Geninho dirigiram o Atlético. Agora, Geninho assegura que está firme no cargo.

No entanto, se não há recursos para a contratação de jogadores mais conhecidos, o treinador espera por uma ou outra peça de menor investimento para compor o grupo. Além dos pratas da casa que já subiram para os profissionais neste ano (Raul, Fransérgio e Carlão), outros garotos estão prestes a serem promovidos. O zagueiro Manoel e o centroavante Patrick são os favoritos da comissão técnica.

"Está no nosso planejamento colocar mais garotos da base agora para o Brasileiro. Contratações só virão caso se encaixem na nossa realidade", reforça o técnico.

Para o confronto com os baianos há apenas um desfalque em relação à formação que foi eliminada da Copa do Brasil, pelo Corinthians. O zagueiro Antônio Carlos foi vetado por um problema muscular. Na vaga dele, Gustavo deve ser mantido como titular. Já na posição de segundo volante, Geninho não antecipou se Renan joga ou Chico será avançado para o setor com Rafael Santos entrando na defesa. Outras opções, mais ofensivas, são Julio dos Santos e Wesley.

Ao vivo

Atlético x Vitória, às 16 horas, no Premiere e no tempo real aqui na Gazeta do Povo Online.

* * * * * *

Em Curitiba

Atlético

Galatto; Rhodolfo, Gustavo e Chico; Raul, Jairo, Renan (Julio dos Santos ou Wesley), Marcinho e Márcio Azevedo; Wallyson e Rafael Moura

Técnico: Geninho

Vitória

Viáfara; Wallace, Marco Aurélio e Victor Ramos; Apodi, Vanderson, Bida, Carlos Alberto, Jackson e Robson; Neto Baiano

Técnico: Paulo César Carpegiani

Estádio: Arena da Baixada. Horário: 16 horas. Árbitro: Célio Amorim (SC). Auxs.: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) e Marco Antônio Martins (SC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]