• Carregando...

A tendência dos estádios de futebol é ficarem cada vez mais parecidos com as arenas da NBA. Neles, o torcedor terá conforto, com tetos retráteis que o protegerão das variações do clima, telões, praças de alimentação, camarotes com poltronas confortáveis e sistemas sem-fio de acesso à internet nas arquibancadas. "Na verdade, esta ‘shoppinização’ já vem ocorrendo em vários tipos de empreendimento, como aeroportos. Há uma associação de usos que transformam qualquer edificação em um complexo arquitetônico", diz o professor de Teoria e História da Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Antonio Castelnou.

Além do conforto, as arenas deixarão o torcedor mais próximo dos jogadores. Estádios com pista de atletismo e espaços gigantescos atrás dos gols estão descartados. "Na verdade, esse modelo de arena está vindo da NBA", diz Luiz Volpato, engenheiro responsável pela Arena da Baixada.

Para Volpato, que já visitou as principais arenas multiuso do mundo, além das 12 da Copa da Alemanha, tudo depende do investimento. "O interior do estádio, como distância entre as poltronas, já está todo dimensionado pelas recomendações da Fifa. Só a arquitetura dos estádios é que será definida pelo volume de recursos", explica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]