• Carregando...

Leipzig – Pés no chão, discurso humilde até o fim. Com esta fórmula, o técnico José Pekerman conduziu a seleção da Argentina às oitavas-de-final da Copa. E é com este mesmo discurso que o time entra em campo hoje, em Leipzig, para enfrentar o México (16h de Brasília).

Os times lutam por uma vaga nas quartas-de-final da competição. O vencedor encontrará na próxima fase Alemanha ou Suécia, que também jogam hoje, às 12h.

Os argentinos conhecem bem o adversário. Menos pela própria equipe, mais pelo treinador do time mexicano. Ricardo Lavolpe é argentino e foi campeão do mundo com em 1978, na Argentina. Ele era reserva do goleiro Fillol.

Apesar da proximidade entre México e Argentina, a história registra apenas um encontro entre os times em Mundiais. E foi na primeira das Copas, em 1930, quando os sul-americanos venceram por 6 a 3. Na ocasião, o anfitrião Uruguai foi o campeão, batendo a Argentina na final.

Em campo, o equilíbrio entre os times é marca registrada. Nas 23 vezes em que se encontraram, México e Argentina empataram 11. Na última delas, os argentinos levaram a melhor na Copa das Confederações, no ano passado. Após o 1 a 1 no tempo normal, a vaga para a final da competição veio na decisão por pênaltis.

Os argentinos apostam em uma equipe que Pekerman avalia como a "ideal’’. Exceto pela presença de Cambiasso, que reconquistou em campo sua posição de titular – no lugar de Lucho Gonzalez –, a "força máxima’’ é a mesma que iniciou a Copa. No último jogo, já classificada, a Argentina poupou pelo menos quatro de seus titulares – Heinze, Sorín, Saviola e Crespo – para o duelo de hoje.

Primando pela humildade, o zagueiro Ayala reforçou a cartilha do treinador. Afirmou que a equipe mexicana deve ser respeitada e disse que o jogo é crucial como "os clássicos de clubes nos países’’.

No time do México, apenas uma dúvida atrapalha os planos de Lavolpe. O atacante Jared Borgetti, que se recupera de lesão em um tendão da perna esquerda, vai decidir se enfrenta ou não os argentinos. Liberado pelo médico da equipe, José Luis Serrano, o jogador deve retornar após ter ficado fora da equipe em dois jogos na fase de classificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]