• Carregando...
Aruzha, 17 anos, ala da seleção sub-18 | Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo
Aruzha, 17 anos, ala da seleção sub-18| Foto: Giuliano Gomes/ Gazeta do Povo

Campeã mundial com a seleção brasileira sub-17 no ano passado, a ala/armadora Aruzha Lima começou 2010 em breves férias em Curitiba, ao lado da família, mas já planejando a conquista de novos títulos. Em fevereiro, apresenta-se à seleção sub-18 para a primeira fase de treinamentos para a Copa América, que será realizada em junho.

Antes, porém, retoma os treinos no Unimed/Americana, time do interior paulista que defende desde o começo de 2009. Lá, joga os campeonatos paulista e nacionais das categorias de base. Fez também algumas partidas com a equipe adulta.

"Comecei a jogar aos 11 anos no clube Três Marias, perto da minha casa. Eu via minha tia jogar e achei interessante. No final de 2008, veio o convite do Unimed. No começo, a adaptação foi um pouco difícil, porque o Campeonato Paulista é um dos mais fortes do país", conta a atleta de 17 anos.

Ela destaca que sente falta de encontrar outras atletas paranaenses nas quadras. "Mas acho que eu, a Natália, a Jéssica (campeãs sul-americanas sub-15 em 2009) temos mostrado que o Paraná tem seus talentos", avalia a atleta de 1,67 metro de altura.

A convocação para a equipe sub-17 no ano passado, para o Sul-Americano no Chile, apesar de ser a primeira, não foi bem uma surpresa. "Vinha treinando para isso", fala a garota criada no bairro Santa Felicidade. O que surpreendeu foi estar entre as titulares na estreia com a camisa canarinho. "Confesso que deu aquele frio na barriga, mas acho que fui melhor que eu esperava", conta. Ela marcou 14 pontos sobre as donas da casa, sendo a vice-cestinha da partida.

Até o título, foram cinco jogos, com cinco vitórias. Assim, invicto, o Brasil assegurou vaga para a Copa América e para o pré-mundial sub-18 neste ano. Aruzha estará nas duas competições. E quer mais. "A Confederação deve divulgar em breve a convocação para a seletiva para o Mundial sub-19. Quero estar lá", fala.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]