i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Memória

Mesa Redonda: Fernando, Valmir, Hidalgo e Sicupira recordam em áudios o melhor do clássico da TV

  • Robson MartinsPor Robson Martins
  • 11/06/2020 12:37
Mesa Redonda: Fernando, Valmir, Hidalgo e Sicupira recordam em áudios o melhor do clássico da TV
| Foto:

Entre 1991 e 2006 era algo obrigatório para quem gostava de futebol dar pelo menos uma olhada no canal CNT entre 22h e a meia noite de domingo. O Mesa Redonda, comandando por Fernando Gomes, fazia sucesso e tinha na mesa nomes conhecidos do esporte paranaense, como Sicupira, Capitão Hidalgo e Valmir Gomes, entre diversos outros integrantes.

Pedimos para os quatro contarem um pouco sobre o programa, o motivo do sucesso e do fim, os "merchans" e as histórias mais engraçadas. Chance para relembrar o programa que marcou época no futebol paranaense.

Confira abaixo as melhores histórias, com áudios dos participantes:

Eurico x Alvaro Dias

O ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, foi um dos convidados. Em certo momento, o ex-dirigente começou a falar, enfurecido, sobre o senador Alvaro Dias, por causa da CPI do Futebol. Em dado momento, o cartola fez, ao vivo, comentário pouco elogioso sobre o paranaense. Valmir Gomes não deixou por menos e defendeu Dias.

"Eu achei aquilo um desrespeito e disse pra ele que estava sendo tratado com todo o respeito que merecia, mas que não dava o direito de ofender um senador que representava o povo do Paraná", conta Valmir. Após o intervalo, Eurico pediu desculpas no ar e ele e o comentarista até chegaram na sequência a ter um pouco de amizade. Em outro programa, Alvaro Dias disse que o então presidente do Vasco era um "notório corrupto".

"Muita gente me para até hoje no supermercado, na rua, no restaurante, pra relembrar esse fato. A gente tem que tomar atitude na hora precisa. Fiz o que achei que devia ser feito", conta Valmir.

Escute o áudio com o próprio Valmir Gomes falando dessa história:

"Esse é meu governador"

O apresentador Fernando Gomes conta ainda que certa vez um dos comentaristas convidados, Carlos Alberto Pessoa, já falecido, tinha tomado algumas taças de vinho a mais antes do programa. Calhou que no mesmo dia estava presente o então governador do Paraná, Jaime Lerner, que sentou justamente ao lado de Pessoa.

"Cada vez que o Jaime Lerner falava, ele recebia um tapa nas costas com as palavras: esse é o meu governador", conta Fernando Gomes. No intervalo foi necessário trocar o comentarista mais exaltado de lugar.

Escute Fernando Gomes falando sobre esse caso e o do Eurico Miranda:

>> Mesa Redonda: 11 momentos inesquecíveis de um clássico da televisão

Regulamento rasgado

Em certa noite, revoltado com alguma situação daquele final de semana, Capitão Hidalgo simplesmente rasgou ao vivo o regulamento da Federação Paranaense de Futebol. "Eu falei, isso que não estava valendo mais nada. Isso foi comentado muito tempo", conta o ex-jogador do Coritiba.

Ele lembra, inclusive, que em 1995, diante da disputa entre Coritiba e Athletico pelo acesso para a Série A do Brasileirão, os debates eram quentes. "Uma pena que não temos mais isso aqui em nossa programação. Os canais de fora só falam do Corinthians e do Flamengo. Eu culpo os empresários de não dar esse espaço para os profissionais fazerem a devida defesa do futebol paranaense", ressalta.

Escute capitão Hidalgo falando sobre o regulamento rasgado, a disputa de 1995 e a falta que faz o Mesa Redonda:

Faltou combinar com os russos

Outra história que tanto o Fernando como Valmir lembram com muito saudosismo é quando um grupo de crianças foi visitar o programa. Na época, uma das propagandas feitas ao vivo era do restaurante Cortina D'Ampezzo e o apresentador resolveu aproveitar a criançada para promover o restaurante. Não deu muito certo.

"Era pra molecada responder qual era o melhor restaurante de Curitiba. E eles disseram em coro: Madalosso. Tive que dar uma floreada ao vivo para consertar a situação", admite Fernando Gomes. "Todo mundo caiu na risada e ficou marcado para todo o sempre. Foi o mais engraçado dos comerciais", recorda Valmir Gomes.

Escute Fernando Gomes falando sobre as crianças "sinceras":

Pelé e o Indiozinho Boliviano

Engatando com as história das crianças, Valmir Gomes ainda lembra de outra passagem engraçada que inclui "apenas" o rei do futebol. Em um dos programas, em cadeia nacional, o comentarista defendeu Pelé. Um tempo depois, acabou encontrando com o maior jogador de todos os tempos.

"Ele me disse que de vez em quando via o programa e achava engraçado o pessoal me chamar de Indiozinho Boliviano. Até uma vez me mandou uma camisa pelo Alvaro Dias", revela.

Escute Valmir Gomes contar a história das crianças e o encontro com Pelé e Gilberto Gil:

Óculos de mulher para o bigode

As propagandas durante o programa frequentemente geravam histórias engraçadas. Uma delas ocorreu com Sicupira, o maior artilheiro da história do Athletico. Ele lembra que o então apresentador Fernando Gomes pedia para ele experimentar um produto que não lhe caiu muito bem...

"Tinha as propagandas e a gente engatava uma piada. O Fernando me fazia experimentar os óculos. Um dia ele me deu um, e eu disse: esse óculos é de mulher, não tenho eu que experimentar", relata o hoje comentarista da rádio Banda B.

"Quando tinha um prêmio bom até a gente queria concorrer", admite o ex-atacante. "Eu faria outro programa desse, mas como não tenho nem idade para pensar nisso, vou esperar que surja um e me convidem", acrescenta.

Escute Sicupira falando sobre a propaganda do óculos e a amplitude que o Mesa Redonda ganhou na época:

Os "merchans"

Uma das críticas mais recorrentes na época era para o excesso de propaganda. Os famosos "merchans" eram feitos principalmente pelo apresentador Fernando Gomes. Após quase 15 anos do fim do Mesa Redonda, o hoje comentarista da rádio Transamérica defende que aquilo era absolutamente necessário para manter a qualidade do programa.

"O kit de Café Damasco fui eu que criei inclusive, era o maior contrato que tínhamos. Tinha a propaganda dos intervalos, mas o merchan era o grande faturamento do programa. Era feito no Rio, em São Paulo. Era extremamente necessário, estão voltando a fazer e vai acontecer, pode ter certeza", garante.

Escute Fernando Gomes falando sobre os merchans do Mesa Redonda:

O papel de Fernando Gomes

O papel do apresentador foi um tema constante que apareceu nas entrevistas para justificar o sucesso do Mesa Redonda. Todos são unânimes ao falar que Fernando Gomes foi fundamental para que o programa marcasse época.

"Eu vejo que às vezes o Fernando Gomes é um cara combatido pelas atitudes dele. Ele é um cara de personalidade e tem a sua forma de viver. Muita gente achava que o Fernando era um carrasco, que interrompia a gente. Nunca, jamais, foi pedido pra falar isso, de um time, clube, de qualquer coisa. Nunca. Nós tínhamos total liberdade para falar, para fazer uma piada quando surgisse a oportunidade", conta Sicupira

Escute Sicupira falando do Mesa Redonda e da importância do apresentador:

"Eu destaco o Fernando Gomes. Ele dava a vida dele por esse programa, gostava demais. Conseguiu integrar grandes profissionais da cidade, inclusive na produção. Quando chegava na televisão, era só colocar a gravata e nós tínhamos que fazer o teatro", conta Capitão Hidalgo.

Escute Capitão Hidalgo comentando sobre Fernando Gomes:

"Nós tínhamos um apresentador, o Fernando Gomes, que como poucos sabia conduzir o programa de maneira a despertar nos ouvintes a curiosidade. Diria que o Fernando é um dos melhores homens de televisão do Brasil", acrescenta Valmir Gomes.

Escute Valmir Gomes comentando a importância da qualidade dos profissionais do Mesa Redonda:

A falta e por que acabou

Todos as entrevistas para esse especial sobre o Mesa Redonda lembram com carinho do programa e admitem que ele faz falta no cenário paranaense hoje em dia. Capitão Hidalgo, por exemplo, faz questão de lembrar do apoio do comando da CNT na época.

"Nada poderia ser traduzido em um valor maior de audiência se não tivéssemos o apoio da família Martinez. Não se tem mas empresários do meio televisivo na área esportiva que deem espaço para os grandes profissionais que temos na nossa cidade principalmente”, critica Hidalgo.

Escute o Capitão Hidalgo:

"Faz muita falta. Não que os programas que estejam por aí não sejam bons, mas talvez não tenha grana para colocar um monte de gente na mesa. Naquele tempo a gente tinha", recorda Sicupira

Escute Sicupira:

"Faz falta um programa de esporte com horário que tínhamos e tempo. Qualidade os profissionais daqui têm. E o futebol paranaense só melhorou, com o Athletico grande campeão ano passado", destaca Valmir Gomes.

"O espaço ficou um pouco prejudicado, as igrejas tomaram conta dos melhores horários e parte da comunicação. Se melhorou para muita gente, isso atrapalhou muito para nós ligado ao esporte", acrescenta.

Escute Valmir Gomes (no início da pergunta ele responde se lembra de uma história que esqueceu para quem era o boa noite):

Por fim, o comandante daquele grupo, Fernando Gomes, lembra que o programa fez sucesso porque tinha "muito contraditório", o que ajudava para que os debates fossem mais intensos. Quanto ao fim, ele resumiu assim:

"Quando a CNT foi vendida, eles queriam fazer um acordo comigo, eu não aceitei, e com a minha saída acabou o programa. Eles até tentaram continuar, mas saiu quase todo mundo. Acabou em 2006. Em 2001 tínhamos completado dez anos de programa".

Escute Fernando Gomes:

Série Melhores Livros de Futebol

Série Jogos Incríveis

11 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 11 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    LUCAS BRASIL DIB

    ± 0 minutos

    Uma pena que um programa de tanta qualidade não tem mais espaço na televisão de hoje em dia, os domingos a noite não foram mais os mesmos, o Mesa Redonda era o único que valorizava o futebol paranaense, e dava espaço para os trio de ferro, bons tempos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • B

      BassJ

      ± 35 dias

      Era um programa raiz, passavam no detalhe as coberturas esportivas dos times da capital. Bons tempos do nosso Mesa Redonda.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • L

        Luciano R. Ayres

        ± 93 dias

        Era o supra sumo do futebol paranaense nas noites de domingo, quando assistíamos a nata d crônica esportiva paranaense. Bons tempos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • R

          RAUL DE PAULA XAVIER SOBRINHO

          ± 134 dias

          Para mim esse programa marcou demais. Até hoje sou Médico Pediatra em Toledo PR, terra de gaúchos 90 % torcedores de Grêmio e Internacional, 9 % torcedores dos times de Rio e São Paulo. Apenas poucos atleticanos como eu, coxas e paranistas. O Mesa Redonda era o único programa que trazia as notícias e comentários do futebol paranaense. Fernando Gomes, além de meu grande amigo desde Cascavel quando jogamos muito futebol, foi quem lançou minha filha Janaína Xavier para o Jornalismo esportivo. Terei sempre comigo essa gratidão. Parabéns ao Fernando e a todos os participantes do Mesa Redonda que foram realmente corajosos e os maiores divulgadores do Futebol Paranaense.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            marcio

            ± 138 dias

            A gente era feliz e não sabia! Que saudade. Conheci o Fernando Gomes em Cascavel, nos anos 1960, em início de carreira, vindo dos Pampas. Narrava jogos e apresentava programas musicais na Rádio Colmeia. Eu tinha 13 ou 14 anos. Hoje, quem quiser ver futebol na TV tem que engolir Casagrande e outras tranqueiras.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Genecildo sousa

              ± 138 dias

              Eu tenho duas historias engraçadas para compartilhar no mesa redonda uma dela e que sempre ligava e tinha sorte sempre ganhava premio e em uma delas minha esposa tava brigando para trocar o sofa e não è que liguei la e fui contemplado com um jogo de estofado chamado conforto mas ai começou a parte engraçada pois demorou 3 meses para que o estofado chegasse, resultado as brigas para a compra do sofa duraram bastante pois demorou pra chegar. E a outra vez foi meu filho que ligou e acho que discou errado e a pessoa que atendeu ja sabia dos sorteios de premios do programa e fez uma bricadeira que ele tinha ganho um carro zero km porem não tinha este premio no sorteio.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                PEDRO PRIMITIVO GIRARDI

                ± 138 dias

                De Fato Deixou Saudades, Este Fantástico Programa MESA REDONDA, .Eu éra Garçon no Restaurante Pote Chopp na Dr Muricy n 431,,,,Centro o Melhor Restaurante de Curitiba..Existe Até Hoje,, e na época deste Programa de Tv,,Esportivo,,O Pote éra um dos Patrocinadores,,e Muitas Vezes éra Feito Ali ao Vivo a Programação..com Toda a Equipe,,e Atraia Muita Gente,,Foi Onde eu Conheci a Todos,,os Que Faziam o Programa,,Inclusive Ficando Amigo Deles..Pessoas Competentes E Humildes,,Não Conseguia Ir Dormir Sem Assistir o Program que éra Lider de Audiencia Esportiva No Paraná,,,DEIXOU,,,SAUDADES???...SIM....Um Abraço ao Meu Conterraneo,,VALMIR GOMES,,

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rogerio Retka

                  ± 138 dias

                  bons tempos! era sagrado 22 da noite de domingo e com o jornal lance nas mãos! só falavam dos times daqui! agora tem que ser campeão e olha lá pra ser notícia!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fábio Morais

                    ± 138 dias

                    Sudades realmente desse programa! Era da minha fase de criança/adolescente quando futebol era tudo na vida! Internet? Para poucos... lembro dos domingos em que o vídeo com os gols não chegavam a tempo lra editar e exibir no programa, vindo de alguma peleja no interior hahhaha bons tempos que não voltam mais. Um grande abraço a esses montros da crônica esportiva paranaense, inclusive àqueles que não estão mais aqui pra contar essas histórias...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • V

                      vortice

                      ± 139 dias

                      Mesa Redonda era muito bom na época. Realmente faz muita falta uma mesa de debate do futebol Paranaense! Hoje é muito chato. Vc liga numa Fox, SporTV, ESPN e só falam de flamengo e Corinthians, quando muito uma notícia aqui e ali de minas ou RS. Irrita!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      Fim dos comentários.