• Carregando...
O capitão da Austrália, Lucas Neill, celebra a vaga após bater o Iraque por 1 a 0 | Daniel Munoz/ Reuters
O capitão da Austrália, Lucas Neill, celebra a vaga após bater o Iraque por 1 a 0| Foto: Daniel Munoz/ Reuters
  • Ghoochannejhad comemora o gol que colocou o Irã na Copa

A Copa do Mundo de 2014, no Brasil, conheceu ontem mais três participantes. Além da seleção brasileira como país-sede e do Japão, classificado desde a semana passada, Coreia do Sul, Austrália e Irã se garantiram no Mundial após a última rodada da fase final das Eliminatórias Asiáticas. Já Usbequistão e Jordânia jogarão uma repescagem, em jogos de ida e volta, para definir quem enfrentará o quinto colocado da América do Sul por mais um lugar na competição em solo brasileiro.

Coreia do Sul e Irã se enfrentaram em Ulsan. Ao fim da partida, as duas seleções puderam comemorar. A vitória iraniana por 1 a 0, gol de Ghoochannejhad, aliada ao triunfo do Uzbequistão sobre o Catar "apenas" por 5 a 1, garantiu iranianos e sul-coreanos na Copa. A vitória fez o Irã terminar na liderança do Grupo A, com 16 pontos, enquanto que a Coreia do Sul ficou na segunda colocação, com 14, mesmo número do Usbequistão, mas com vantagem no saldo de gols: 6 a 5.

Esta será a quarta Copa do Mundo da seleção iraniana, que participou em 1978, 1998 e 2006. O objetivo da equipe, agora, é melhorar o retrospecto na competição, já que sempre caiu na primeira fase. Por outro lado, a Coreia do Sul disputará seu nono mundial, sendo o oitavo consecutivo, e sonha em repetir a campanha de 2002, quando sediou a competição ao lado do Japão e parou nas semifinais, perdendo para a Alemanha.

Mais cedo, a Austrália con­­­­firmou sua vaga no Mun­­dial com a vitória por 1 a 0 sobre o Iraque, que levou ao delírio os torcedores que lotavam o Estádio Olímpico de Sydney. Esta será a quarta Copa do Mundo da seleção australiana, sendo a terceira consecutiva – jogou em 1974, 2006 e 2010.

Os australianos entraram nesta última rodada ameaçados por Omã e precisavam da vitória para garantir a vaga sem depender da partida do rival. A terceira Copa do Mundo consecutiva é uma marca expressiva para um país que não tem o futebol como principal esporte – futebol australiano, rúgbi e críquete são mais populares.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]