• Carregando...
O triatleta sul-africano Mhlengi Gwala, de 26 anos | /Reprodução
O triatleta sul-africano Mhlengi Gwala, de 26 anos| Foto: /Reprodução

O triatleta sul-africano Mhlengi Gwala, de 26 anos, foi atacado na terça-feira (6), durante seu treinamento na cidade de Durban, África do Sul. De acordo com a emissora britânica BBC, ele estava em sua bicicleta, quando foi abordado por dois homens. O atleta entregou seus pertences, mas não satisfeitos, os assaltantes o levaram para um arbusto ao lado da rua e começaram a cortar suas pernas com um serrote.

Paranaense será a primeira mulher brasileira a disputar Jogos Paralímpicos de Inverno

Gwala andava de bicicleta (uma das provas que fazem parte do triatlo) quando foi atacado, contou Dennis Jackson, diretor do programa de atletas de elite para a província de KwaZulu-Natal. Os três homens não pretendiam roubá-lo, pois nada foi furtado, mas sim cortar-lhe as pernas com um serrote. Começaram pela perna direita e só pararam quando chegaram ao osso e não conseguiram continuar e foi então que começaram a serrar a perna esquerda do atleta. Nesta altura, avistaram alguém e fugiram.

Atleta se recupera em hospital de Durban, África do Sul. Reprodução

Gwala se arrastou até a rua, até que foi resgatado por um motorista que passou pelo local e o levou ao hospital. O sul-africano não corre mais risco de perder a vida e nem amputar uma das pernas, apesar dos cortes profundos, rompendo uma artéria e chegando até o osso. Os médicos estão otimistas com a recuperação de Gwala. A tentativa é salvar um dos membros. O jovem já recuperou a sensação no pé direito, o que tem a equipe médica otimista sobre suas chances de recuperação.

O site sul-africano backabuddy criou uma página com o título “Coloque Mhlengi de volta em sua bicicleta”, para que pessoas possam doar dinheiro para ajudar no tratamento do atleta.

Não existe ainda uma explicação para o ataque de que o atleta foi alvo, mas um roubo não parede ter sido o motivo: Gwala ofereceu o celular , a carteira e a bicicleta aos assaltantes, mas estes recusaram.

O triatleta Henri Schoeman, que ganhou a medalha de bronze para a África do Sul nas Olimpíadas de Rio de Janeiro, em 2016, comentou o ataque no Twitter, que descreveu como “absolutamente nojento” e questionou sobre a segurança das estradas na África do Sul.

>> BRASILEIRÃO 2018: veja a tabela completa da Série A

>> COPA DO BRASIL: confira os resultados e o chaveamento completo do torneio

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]