Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Histórico

Antes de duelo com Peñarol, relembre todas as estreias do Athletico em Libertadores

Marcão marcou um dos gols no Athletico na estreia em 2005 (Foto: Reuters)

Ouça este conteúdo

O Athletico estreia na Libertadores 2020 diante do Peñarol, do Uruguai, nesta terça-feira (3), às 21h30, na Arena da Baixada. O duelo vale pelo Grupo C, que conta ainda com Colo-Colo, do Chile e Jorge Wilstermann, da Bolívia.

Esta será a sétima participação do Furacão na principal competição da América do Sul. Nas outras seis vezes em que debutou na Libertadores, o Rubro-Negro obteve duas vitórias, um empate e três derrotas, aproveitamento de 38,8%. Relembre as estreias do Athletico na disputa.

2000 — Alianza Lima 0 x 3 Athletico

Kelly foi um dos destaques do Athletico em Lima. Foto: Reuters

Em sua primeira partida na Libertadores na história, o Athletico, que havia conquistado a vaga após vencer a Seletiva no ano anterior, fez bonito. Com gols de Luizinho Netto, Lucas e Kelly, a equipe comandada por Vadão aplicou 3 a 0 nos peruanos do Alianza. O time fazia sucesso com o quadrado mágico composto por Gabiru, Kelly, Lucas e Kléber.

2002 — Athletico 1 x 2 Bolívar

Após conquistar o título brasileiro de 2001, o Athletico estreou na Libertadores 2002 como favorito diante do modesto Bolívar, na Arena da Baixada. Mas deu zebra. O Furacão perdeu por 2 a 1 para os bolivianos, que abriram com Olivares, aos 9 do primeiro tempo, Alex Mineiro empatou aos 36 mas, ainda antes do intervalo, aos 44, Botero fez o segundo dos visitantes.

2005 — Independiente Medellin 2 x 2 Athletico

Marcão comemora gol do Athletico contra o Independiente na Colômbia. Foto: Reuters (Foto: GAZETA)

Na terceira participação, a estreia reservou um empate de gosto amargo. O Furacão abriu 2 a 0 sobre os colombianos do Independiente, com o lateral Marcão e o atacante Dênis Marques. Mas os donos da casa buscaram o empate com González, aos 38/2º, e Morantes, no minuto final de. O Furacão foi vice-campeão da edição, derrotado na final pelo São Paulo.

2014 — Sporting Cristal 2 x 1 Athletico

Athletico perdeu na ida para Sporting Cristal, mas se classificou no jogo de volta. Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

Neste ano, o Furacão estreou logo em um mata-mata, valendo vaga na fase de grupos. O oponente: os peruanos do Sporting Cristal. Como visitante no Peru, o Athletico perdeu por 2 a 1 na partida de ida. Na volta, na Vila Capanema, o Furacão retribuiu o placar e venceu nos pênaltis, por 5 a 4, avançando na disputa.

2017 — Athletico 1 x 0 Millonarios

Grafite fez de pênalti o gol do Athletico na estreia em 2014. Foto: Hugo Harada/Arquivo/Gazeta do Povo

Assim como em 2014, o Athletico já largou na Libertadores em um duelo eliminatório. A estreia foi na Baixada, com vitória por 1 a 0 sobre os colombianos do Millonarios, com gol do atacante Grafite, então principal contratação da temporada. Na volta, em Bogotá, o Furacão de Paulo Autuori perdeu pelo mesmo placar, mas avançou após vitória por 4 a 2 nos pênaltis.

2019 — Tolima 1 x 0 Athletico

Athletico sofreu com falta de ritmo e perdeu para o Tolima fora de casa na estreia em 2019. Foto: Jonathan Campos/Arquivo/Gazeta do Povo

No ano passado, o Furacão comandado por Tiago Nunes e campeão da Sul-Americana, visitou o colombiano Tolima, na pequena Ibagué. Sem ritmo de jogo, o Athletico penou contra o vigor físico dos donos da casa (Zé Ivaldo que o diga), que estavam a todo vapor no Campeonato Colombiano, enquanto o Furacão estreava na temporada. Resultado, vitória por 1 a 0 dos donos da casa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.