• Carregando...
Renan Lodi, lateral do Athletico.
Renan Lodi, lateral do Athletico.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

A negociação do Athletico com o Atlético de Madrid para vender o lateral Renan Lodi esfriou por causa de um desacerto envolvendo impostos sobre a transação.

Segundo o jornal espanhol AS, o Atlético de Madrid chegou a um acordo com o Furacão para comprar Renan Lodi. Pesaram a proposta de 20 milhões de euros (R$ 87 milhões) e a vontade do jogador de 21 anos em trabalhar com o técnico Diego Simeone pesaram. A multa rescisória é de 40 milhões de euros.

Porém, o Fisco da Espanha emperrou o acerto. A receita federal espanhola impõe que em todas as transferências de clubes estrangeiros para times espanhóis deve ser cobrado uma taxa das equipes de fora do país de 19% do valor total do negócio. É o mesmo imposto que deu problema na ida de Neymar para o Barcelona.

O Athletico possui 70% dos direitos do jogador e teria que pagar cerca de 2,6 milhões de euros de tributos ao governo espanhol do chamado de IRNR (Imposto de Renda de Não Residentes). Os outros 30% pertencem ao Trieste, clube amador do bairro de Santa Felicidade que revelou Renna Lodi.

Por causa do IRNR, o Athletico aumentou a pedida para vender o atleta. Oferta que foi recusada pelo Atlético de Madrid, conforme noticiou a Gazeta do Povo. Entretanto, um acordo para o pagamento do tributo ainda é discutido pelos clubes.

Clubes brasileiros questionam, com apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a legalidade da cobrança, que é feita com rigor pelo governo estrangeiro.

O tributo atingiu o Santos após a venda de Neymar ao Barcelona, em 2013. O clube paulista deve ao Fisco espanhol cerca de 3,5 milhões de euros referente aos 17 milhões de euros recebidos pelo Peixe na transação. A dívida segue aberta.

A melhor e a pior contratação do Furacão? Veja o vídeo abaixo:

Acesse >> Os melhores (e piores) reforços de Athletico, Coritiba e Paraná no pré-Copa América

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]